O ponto cego: o futuro na obra de Ricardo Piglia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2016.117508Palavras-chave:
Futuro, sentido, experiência, Ricardo PigliaResumo
A intenção deste ensaio é analisar a articulação entre futuro, experiência e sentido nos escritos de Ricardo Piglia. A princípio proponho uma leitura intensiva da prosa de ficção Respiração Artificial entendendo como se dá a relação entre experiência e sentido no livro. Em um segundo momento, analiso o tema do futuro em suas mais diversas prosas de ficção e ensaios, especialmente como propõe uma noção de Utopia como crítica ao realismo histórico, por meio da leitura da tradição literária argentina e do pós-modernismo norte-americano, o que reafirma o futuro em aberto como uma marca da historicidade de sua escrita.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-10-07
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Felippe, E. F. (2016). O ponto cego: o futuro na obra de Ricardo Piglia. Intelligere, 2(2), 78-94. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2016.117508