Peregrinaciones poéticas por el áspero mundo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2017.117105Palavras-chave:
poesia social e históriaResumo
O artigo discute a poética de Ángel González e se centra no volume Tratado de Urbanismo (1967). O debate dessa obra, representativa na esfera das reflexões do poeta sobre o homem e seu entorno, pretende materializar sua profunda indagação sobre a realidade espanhola circundante.
Esperamos que o estudo do núcleo de Tratado de urbanismo demonstre como o autor nos apresenta uma crônica dos “anos triunfais” franquistas, além de lanzar no panorama literario de la época um debate inusitado entre o sujeito poético e sua experiência no mundo, no qual, seus versos adquirem a amplitude de uma “narrativa poética” que nos desvela o lado mais sombrio do suposto triunfalismo em que o “áspero mundo” da ditadura franquista se mostra em extensão e amplitude em seus detalhes mais sórdidos.
Downloads
Referências
DEBICKI, A. P. Poesía del conocimiento. Madrid: Ediciones Júcar, 1986
DE LUIS, L. Poesía social Española Contemporánea. Antología 1939-1968. Madrid: Biblioteca Nueva, 2000.
GIL DE BIEDMA, J. Carta a España (o todo era Nochevieja en nuestra literatura al comenzar 1965. In: Al pie de la letra. Barcelona: Editorial Crítica, 1980, p.200-206.
GONZÁLEZ, A. Tratado de urbanismo. In Palabra sobre palabra. Barcelona: Seix Barral, 1997.
GONZÁLEZ, A. Autopercepción intelectual de un proceso histórico. In La poesía y sus circunstancias. Barcelona: Seix Barral, 2005, p.417-449.
JIMÉNEZ, J.O. De la poesía social a la poesía crítica: A propósito de Tratado de urbanismo (1967) Ángel González. Diez años decisivos en la poesía española contemporánea 1960-1970. Madrid: Rialp, 1998, p.188-209.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.