Introduction générale à une philosophie de l’action chez Georges Canguilhem : le concept, le contexte et les œuvres
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2016.113281Palavras-chave:
Canguilhem, filosofía da ação, epistemología históricaResumo
Esse artigo é uma introdução geral à filosofia da ação nos trabalhos de Georges Canguilhem. O conceito canguilhemiano de ação define precisamente a superação do livre agir contra as normas abstratas e rígidas. Baseados em 1) diversos manuscritos não publicados (como "Qu'est-ce qu'agir?" ou "Objet et nature de la philosophie") e 2) uma análise geral dos campos metodológicos (estética, filosofia, história da ciência etc.) que caracteriza a produção filosófica de Canguilhem, pretendemos esclarecer o alcance teórica desse conceito à luz do contextos histórico e filosófico no qual ele se desenvolveu.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-05-27
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Emiliano. (2016). Introduction générale à une philosophie de l’action chez Georges Canguilhem : le concept, le contexte et les œuvres. Intelligere, 2(1), 84-99. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2016.113281