A democratização da informação, no contexto da pandemia por COVID-19: diálogos necessários entre educação em saúde e comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i6p593-598

Palavras-chave:

Infecções por coronavírus, Pandemias, educação em saúde, Webcast, Radio

Resumo

Introdução: O projeto de extensão “Viva Mais” produz programas de rádio para educação em saúde. Em 2020, seus conteúdos abordaram a pandemia de COVID-19. Objetivos: Demonstrar a importância da educomunicação em saúde, por meio do que foi experimentado pelo “Viva Mais”. Metodologia: A equipe se reuniu via Google Meet, para debater cada episódio. Foram feitas pesquisas, gravações e entrevistas com especialistas. Em seguida, os episódios eram formatados, com subsequente veiculação em plataformas de streaming e mídias sociais. Relato de Experiência e Resultados: Relata-se a nova rotina de produção da equipe, diferenciando as realidades pré e pós isolamento físico, os desafios em manter cada episódio atualizado e os resultados do projeto, com mais de 500 visualizações dos podcasts. Conclusão: É preciso trazer informações fidedignas ao alcance da população, a fim de encorajá-la a consumir informações reais e a não compartilhar mensagens falsas. É este o papel social do “Viva Mais”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eloisa Helena de Lima, Universidade Federal de Ouro Preto

    Relato de Experiência sobre o Projeto de Extensão Viva Mais, realizado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em 2020.
    Docente do curso de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

  • Ana Luiza Godinho Gonçalves, Universidade Federal de Ouro Preto

    Relato de Experiência sobre o Projeto de Extensão Viva Mais, realizado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em 2020.
    Graduanda em Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

  • Anna Luiza Rodrigues Perigo Martins, Universidade Federal de Ouro Preto

    Relato de Experiência sobre o Projeto de Extensão Viva Mais, realizado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em 2020.
    Graduanda em Jornalismo, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

  • André Chabot Barroso, Universidade Federal de Ouro Preto

    Relato de Experiência sobre o Projeto de Extensão Viva Mais, realizado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em 2020.
    Graduando em Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

  • Elisa Bastos Martins de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

    Relato de Experiência sobre o Projeto de Extensão Viva Mais, realizado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em 2020.
    Graduanda em Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

  • Vinícius Augusto Reis Almeida, Universidade Federal de Ouro Preto

    Relato de Experiência sobre o Projeto de Extensão Viva Mais, realizado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em 2020.
    Graduando em Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

  • Gláucio Antônio Santos, Universidade Federal de Ouro Preto

    Relato de Experiência sobre o Projeto de Extensão Viva Mais, realizado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em 2020.
    Graduado em Pedagogia, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Referências

Gazzinelli M, Colares L, Bernardino L, Araújo L, Soares A. “Alô, Doutor!”: estudo-piloto de intervenção radiofônica de Educação em Saúde desenvolvida em uma área rural de Minas Gerais. Physis Rev Saúde Coletiva. 2013;23(3):965-85. doi: 10.1590/s0103-73312013000300016

Cardoso A, Corralo D, Krahl M, Alves L. O estimulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interprofissional. Rev ABENO. 2015;15(2):12-9. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.93.

Lima C, Sánchez-Tarragó N, Moraes D, Grings L, Maia M. Emergência de saúde pública global por pandemia de Covid-19. Folha Rosto Rev Bibliotecon Cien Inf. 2020;6(2):5-21. doi:10.46902/2020n2p5-21.

D’Souza R, D’Souza S, Strand N, Anderson A, Vogt M, Olatoye O. YouTube as a source of medical information on the novel coronavirus 2019 disease (COVID-19) pandemic. Global Public Health. 2020;15(7):935-42. https://doi.org/10.1080/17441692.2020.1761426.

Benjamin G. Ensuring health equity during the COVID-19 pandemic: the role of public health infrastructure. Rev Panam Salud Publica. 2020;44:e70. https://doi.org/10.26633/RPSP.2020.70

Silva H, Oliveira R, Sabio R, Lehoux P. Promovendo o bem comum em tempos de COVID-19: a perspectiva da inovação responsável em saúde. Cad Saúde Pública. 2020;36(7):e00157720. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00157720.

Lopes RT, Pereira AC, Silva MAD. O uso das TIC no ensino da morfologia nos cursos de saúde do Rio Grande do Norte. Rev Bras Educ Med. 2013;37(3):359-64. doi: 10.1590/S0100-55022013000300008.

Pinto ACS, Scopacasa LF, Bezerra LLAL, Pedrosa JV, Pinheiro PNC. Uso das tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde de adolescentes: revisão integrativa. Rev Enferm UFPE. 2017;11(2):634-44. doi: 10.5205/1981-8963-v11i2a11983p634-644-2017.

Silva NM. Análise da influência do uso de PodCast na educação e sua contribuição na educação em saúde: uma revisão integrativa. Recife; jul. 2018. ATTENA – Repositório Digital UFPE. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27798.

Publicado

2021-12-26

Edição

Seção

Relato de Experiência/Experience Report

Como Citar

Lima, E. H. de ., Gonçalves, A. L. G., Martins, A. L. R. P., Barroso, A. C. ., Oliveira, E. B. M. de, Almeida, V. A. R., & Santos, G. A. (2021). A democratização da informação, no contexto da pandemia por COVID-19: diálogos necessários entre educação em saúde e comunicação. Revista De Medicina, 100(6), 593-598. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i6p593-598