Cantor e cantor de microfone
discussão conceitual sobre música, música popular e indústria da cultura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.170647Palavras-chave:
Canto, Canto com microfone, Arte, Arte Popular, Indústria da CulturaResumo
No artigo há um estudo conceitual sobre o canto. Por conta da indústria da cultura, o canto milenar passou a ser chamado de canto lírico. Essa expressão, contudo, não faz sentido. O canto da indústria da cultura se impôs soberano na ditadura da opinião pública. Mas é um tipo de história recente de cerca de um século. O artigo propõe que, numa perspectiva histórico-musicológica, mais adequado seria chamar o canto na arte e na arte popular simplesmente de canto, já o canto na indústria da cultura de canto de microfone.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Kulturindustrie – Aufklärung als Massenbetrug. In: Dialektik der Aufklärung. Frankfurt [am Main]: Fischer, 1969 [1ª ed. 1947], p.128-176.
ANDRADE, Mário de. Prefácio sobre Chostacovich. In: SEROFF, V. Dmitri Shostakovich. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1945. p. 9-33.
[BARBOSA, Domingos Caldas]. Viola de Lereno: Collecção de suas Cantigas, offerecidas aos seus amigos. Volume I. Lisboa: Nunesiana, 1798.
=[BARBOSA, Domingos Caldas]. Viola de Lereno: Collecção de suas Cantigas, offerecidas aos seus amigos. Volume II. Lisboa: Lacerdina, 1826.
BENJAMIN, Walter. Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1963 [1ª ed. traduzida para o francês, 1935, 1ª ed. alemã 1936].
CAMARGO, Cristina Maria Emboaba da Costa Julião de; RICCIARDI, Rubens Russomanno. Será que aquilo deu nisso? – a deteriorização do canto e da composição coral no Brasil desde a inserção de arranjos de canções da indústria da cultura. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 156-166, 2011.
COSTA, Alexandre [da Silva]. Heráclito – fragmentos contextualizados. Rio de Janeiro: Difel, 2002.
DUARTE, Rodrigo. Indústria cultural hoje. In: DURÃO, Fabio Akcelrud Durão; ZUIN, Antônio; VAZ, Alexandre Fernandez. A indústria cultural hoje. São Paulo: Boitempo, 2008, p.97-110.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. Tradução de Pérola de Carvalho. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2001 [1ª ed. italiana 1964].
FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 2 ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987 [1ª ed. 1970].
HERDER, Johann Gottfried. Auszug aus einem Briefwechsel über Ossian und die Lieder alter Völker. In: Von Deutscher Art und Kunst - Einige fliegende Blätter. Hamburg: Bode, 1773.
HERDER, Johann Gottfried. In: Deutsches Museum. Bd. II, Stück 11, novembro de 1777.
HERDER, Johann Gottfried. Stimmen der Völker in Liedern. Tübingen: Cotta, 1807.
HERDER, Johann Gottfried. Ueber die neuere Deutsche Litteratur. Riga: Hartknoch, 1767.
HERDER, Johann Gottfried. Volkslieder. Leipzig: Weygand, 1778-1779.
JAMESON, Fredric. Modernidade singular – ensaio sobre a ontologia do presente. Tradução de Roberto Franco Valente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 [1ª ed. estadunidense 2002].
KONDER, Leandro. A questão da ideologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
São Paulo: Escala, 2007. (Coleção Grande obras do pensamento universal, 86).
MARX, Karl. Gesammelte Volkslieder. Bonn: Dietz, 2018 [manuscritos de 1839].
ORTEGA Y GASSET, José. Em torno a Galileu – esquema das crises. Tradução de Luiz Felipe Alves Esteves. Pretópolis: Vozes, 1989 [curso proferido em castelhano, 1933].
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2ª ed. 1986 [1ª ed. 1985].
RICCIARDI, Rubens Russomanno. A música na madrugada do destino – uma poética musical para o século XXI. In: RICCIARDI, Rubens Russomanno; ZAMPRONHA, Edson. Quatro ensaios sobre música e filosofia. Ribeirão Preto: Coruja, 2013, p.13-78.
RICCIARDI, Rubens Russomanno. Desdobramentos culturalistas dos manifestos modernistas à luz de uma teoria crítica. In: Trama Interdisciplinar - Volume 7, Nº 2. São Paulo: Mackenzie, maio-agosto 2016, p. 183-206.
RICCIARDI, Rubens Russomanno. Indústria da cultura, esnobismo e vanguarda: três obstáculos hoje à composição musical. In: Revista da Tulha – Volume 1, nº 2. Ribeirão Preto: USP, 2015, p.361-405.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença CC-BY-NC