Le Corbusier e o Novo Mundo do Espaço: uma exposição em contexto
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v15i15p239-265Palavras-chave:
fotografia de arquitetura, museu moderno, arquitetura moderna, Le Corbusier, MASPResumo
O foco principal deste artigo é o estudo da relação entre arquitetura e fotografia. Qual é o valor que a fotografia assume nas exposições de arquitetura? Ela pretende trazer a realidade na forma de documento ou seria uma (re)interpretação dos que nos é apresentado pelos arquitetos em seus projetos? Tema será analisado a partir de um estudo de caso: a exposição Le Corbusier - Novo Mundo do Espaço.
Downloads
Referências
BANHAM, Reyner. A Concrete Atlantis. U.S. Industrial Building and European Modern Architecture 1900-1925. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1986.
BARDI, Pietro Maria. Lembrança de Le Corbusier: Atenas, Itália, Brasil. São Paulo: Nobel, 1984.
BARDI, Pietro Maria. Em torno da fotografia no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris Brasil, 1987.
BARDI, Pietro Maria. História do MASP. São Paulo: Empresa das Artes, 1992.
CAPPELLO, Maria Beatriz Camargo. Arquitetura em revista: arquitetura moderna no Brasil e sua recepção nas revistas francesas, inglesas e italianas (1945-1960). 2005. 336 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
CERÁVOLO, Ana Lúcia. As Cartas de Atenas: análise sobre a contribuição do movimento moderno para as diretrizes internacionais e nacionais de preservação do patrimônio cultural. In: 8° Seminário Docomomo Brasil, 2009, Rio de Janeiro, p. 9-13.
COLOMINA, Beatriz. Privacy and Public. Modern Architecture as Mass Media. Cambridge: The MIT Press, 1996.
COMAS, Carlos Eduardo Dias. Protótipo e monumento: um ministério, o ministério. In GUERRA, Abílio (org). Textos fundamentais sobre história da arquitetura moderna brasileira: v. 1, São Paulo: Romano Guerra, 2010, p. 79-108.
COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
ELWALL, Robert. Building With Light: An International History of Architectural Photography. London: Merrell Publishers, 2004.
FANELLI, Giovanni. Storia della fotografia di architettura. Roma: Editori Laterza, 2009.
FERRAZ, Marcelo Carvalho (ed). Lina Bo Bardi. São Paulo: Empresa das Artes: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 1993.
FIGUEIREDO, Fernando Stankuns de Paula. Novo Mundo do Espaço: Le Corbusier e o papel da fotografia na mediação entre o público e a arquitetura. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
GARGIANI, Roberto. ROSSELLINI, Anna. Le Corbusier: Béton Brut and Ineffable Space, 1940-1965: Surface Materials and Psychophisiology of Vision. Lausanne: EPFL Press, 2011.
GAUTHEROT, Marcel. O Brasil de Marcel Gautherot. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2001.
HABITAT. São Paulo, n. 1, out.-dez. 1950.
LE CORBUSIER. New World of Space. Boston: ICA : Nova York: Reynal & Hitchcock, 1948.
LE CORBUSIER. Le Modulor. Collection Ascoral. Boulogne, Seine: Editions de l'Architecture, 1950.
LE CORBUSIER; GRESLERI, Giuliano (ed.). Les Voyages d’Allemagne, Carnets; Voyage d’Orient, Carnets. Milão: Electa Architecture, 2000.
LOURENÇO, Maria Cecília França. Museus acolhem o moderno. São Paulo: Edusp, 1999.
MAZZA, Barbara. Le Corbusier e la fotografia. La vérité blanche. Florença: Firenze University Press, 2002.
MOTTA, Renata Vieira da. O MASP em exposição: mostras periódicas na 7 de abril. 2003. 172 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO. Neutra: residências. São Paulo: Todtmann, 1950.
NASCIMENTO, Ana Paula. MAM: museu para a metrópole. 2003. 282 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
POLITANO, Stela. Exposição Didática e Vitrine das Formas: a didática do Museu de Arte de São Paulo. 2010. 276 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
RESENDE, Ricardo. MAM, o museu romântico de Lina Bo Bardi: origens e transformações de uma certa museografia. 2002. 350 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
ROBINSON, Cervin e HERSCHMAN, Joel. Architecture transformed: a history of the photography of buildings from 1839 to the present. Cambridge: Nova York: The MIT Press e Architectural League of New York, 1987.
SCHINCARIOL, Zuleica. Através do espaço do acervo: o MASP na 7 de abril. 2000. 171 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernando Stankuns de Paula Figueiredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).