Experimentar e produzir a imagem no contemporâneo
uma aproximação do grupo Devaneios Experimentais e Poéticas Imaginativas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v8i8p59-72Palavras-chave:
Imaginário, Representação, Poética, Processo, ColagemResumo
Este ensaio expõe duas experimentações feitas pelo grupo de estudos Devaneios Experimentais e Poéticas Imaginativas, formado por pesquisadores da FAUUSP. Elas resultaram de um processo teórico em que imagens materializam conceitos de textos debatidos pelo grupo. Portanto, trata-se de refletir sobre práticas de pesquisa científica e sua metodologia, que envolvam elementos não-textuais.
Downloads
Referências
BIBLIOGRAFIA CITADA
BACHELARD, Gaston. A poética do Devaneio. Antonio de Pádua Danesi (trad.). São Paulo: WMF Martins Fontes; 2009.
BACHELARD, Gaston. O Ar e os Sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. Antonio de Pádua Danesi (trad.). São Paulo: Martins Fontes; 2001.
PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Prefácio e Capítulo 1. Ephraim Ferreira Alves (trad.). Petrópolis, RJ: Editora Vozes; 1993.
PITTA, Danielle Perin Rocha. Iniciação à teoria do imaginário de Gilbert Durand. Rio de Janeiro: Atlântica Editora; 2005.
PLATÃO. Platão: Diálogos. O banquete - Fédon - Sofista - Político. Tradução de José Cavalcante de Souza (O Banquete). São Paulo: Abril Cultural. Os pensadores. 1º edição - Novembro 1972.
ROZESTRATEN, Artur Simões. Representações: imaginário e tecnologia. São Paulo: Anablume 2019.
Fontes eletrônicas e sites
OITICICA, Hélio. Experimentar o experimental. Disponível em: <https://issuu.com/bienalcuenca/docs/experimentar_lo_experimental_issuu/4?ff>. Acesso em 16/03/2020.
Art Term - Collage. TATE. Londres, 2017. Disponível em: <https://www.tate.org.uk/art/art-terms/c/collage>. Acesso em 16/03/2020.
ROZESTRATEN, Artur Simões. O desenho, a modelagem e o diálogo. Vitruvius, Arquitextos, 078.06, ano 07, nov.
Disponível em: <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/07.078/299>. Acesso em 16/03/2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).