Todo objeto é uma imagem
Sauerbruch Hutton segundo Harun Farocki
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v8i8p167-189Palavras-chave:
Teoria da Arquitetura, Crítica da Arquitetura, Arquitetura (Século XXI), Farocki, Harun (1944-2014), Sauerbruch Hutton (escritório de arquitetura)Resumo
O último filme de Harun Farocki, Sauerbruch Hutton Arquitetos (2013), é estudado por meio da comparação a outras obras do diretor e de análises de suas cenas. O artigo elabora qual é a posição desse escritório a respeito da arquitetura como produtora de imagens, para em seguida verificar qual é a sua espacialidade subjacente. Como resultado, pode-se notar como se alinham os projetos estéticos de Harun Farocki e do escritório Sauerbruch Hutton.
Downloads
Referências
ARANTES, Pedro Fiori. Arquitetura na era digital-financeira: desenho, canteiro e renda da forma. São Paulo: Editora 34, 2012.
BERGDOLL, Barry. Sustainable colors and non-standard forms. On Sauerbruch Hutton’s recent work. 2G, n. 52 Sauerbruch Hutton, p. 4–15, 2009.
BETSKY, Aaron. Sauerbruch & Hutton: Against type. El Croquis, v. 114 [I]-Sauerbruch Hutton 1997-2003: Against type, p. 18–25, 2003.
BETSKY, Aaron; SAUERBRUCH, Matthias; HUTTON, Louisa. Pleasurable and essential: colour and content in the work of Sauerbruch & Hutton [a conversation]. El Croquis, v. 114 [I]-Sauerbruch Hutton 1997-2003: Against type, p. 6–17, 2003.
FOSTER, Hal. Vision quest: the cinema of Harun Farocki. Artforum, v. 43, n. 3, p. 156–161, 250, nov. 2004.
FOSTER, Hal. O complexo arte-arquitetura. [Ed. orig. 2013] ed. São Paulo: CosacNaify, 2015.
PANTENBURG, Volker. Working images: Harun Farocki and the operational image. In: EDER, Jens; KLONK, Charlotte (Eds.). Image operations: visual media and political conflict. Manchester, Reino Unido: Manchester University Press, 2017. p. 49–62.
SAUERBRUCH, Matthias; HUTTON, Louisa. Twenty years. 2G, n. 52 Sauerbruch Hutton, p. 136–143, 2009.
URSPRUNG, Philip. Images on the move: Sauerbruch Hutton and the two Germanys. 2G, n. 52 Sauerbruch Hutton, p. 16–23, 2009.
MARTINS, Sérgio. Harun Farocki por Sérgio Martins. 8 jun. 2019. Disponível em: <https://youtu.be/s8VcHtP8kBQ>. Acesso em: 13 mar. 2020
MOURÃO, Patrícia. Harun Farocki por Patrícia Mourão. 16 out. 2019. Disponível em: < https://youtu.be/XtoZSjH_jws>. Acesso em: 13 mar. 2020
BERGER, John. Modos de ver [Ways of seeing]. BBC, 120 min, 1972.
FAROCKI, Harun. Fogo inextinguível [Nicht löschbares Feuer], 25 min, 1969.
FAROCKI, Harun. Uma imagem [Ein Bild], 25 min, 1983.
FAROCKI, Harun. Doutrinação [Die Schulung]. SWF, Baden-Baden, 44 min, 1987.
FAROCKI, Harun. Reciclagem [Die Umschulung], 44 min, 1994.
FAROCKI, Harun. A saída dos operários da fábrica [Arbeiter verlassen die Fabrik], 36 min, 1995.
FAROCKI, Harun. Natureza morta [Stilleben], 56 min, 1997.
FAROCKI, Harun. Imagens da prisão [Gefängnisbilder], 80 min, 2000.
FAROCKI, Harun. Os criadores dos impérios das compras [Die Schöpfer der Einkaufswelten], 72 min, 2001.
FAROCKI, Harun. Reconhecer e perseguir [Erkennen und Verfolgen], 58 min, 2003.
FAROCKI, Harun. Capital de risco [Nicht ohne Risiko], 50 min, 2004.
FAROCKI, Harun. Intervalo [Aufschub], 40 min, 2007.
FAROCKI, Harun. Em comparação [Zum Vergleich], 61 min, 2009.
FAROCKI, Harun. A prata e a cruz [Das Silber und das Kreuz], 17 min, 2010.
FAROCKI, Harun. Um novo produto [Ein neues Produkt], 37 min, 2012.
FAROCKI, Harun. Sauerbruch Hutton Arquitetos [Sauerbruch Hutton Architekten], 73 min, 2013.
FAROCKI, Harun; EHMANN, Antje. Plano-sequência sobre o trabalho [Eine einstellung zur arbeit], 2011-2014. Disponível em: <https://labour-in-a-single-shot.net/>. Acesso em 16 mar. 2020.
FAROCKI, Harun; UJICA, Andrei. Videogramas de uma revolução [Videogramme einer Revolution], 106 min, 1992.
GODARD, Jean-Luc. Histoire(s) du cinéma. Gaumont, , 1988-1998.
LUMIÈRE, Louis. A saída dos operários da fábrica Lumière [La Sortie de l’usine Lumière à Lyon], 1895.
POLLACK, Sydney. Sketches of Frank Gehry. Sony Pictures Classics, 86 min, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).