Memórias (In)visíveis: reflexões sobre o centro de Campinas-SP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v0i3p209-230Palavras-chave:
lugares de memória, representação, patrimônio, centro, CampinasResumo
Este artigo, de caráter quantitativo e qualitativo, tem por objetivo discutir a relação entre a história e as memórias visíveis e invisíveis dos transeuntes, ocupantes e moradores, doravante denominados usuários do centro do município de Campinas-SP. Neste contexto, o artigo pretende problematizar as relações entre as pessoas, o lugar e a memória, a partir das representações do espaço coletadas entre os usuários da região central na vida cotidiana. Por meio de uma pesquisa de campo, coletaram-se desenhos elaborados pelos usuários da área central da cidade de Campinas, com o intuito de identificar os lugares de memória - lugares apropriados e preservados pela existência de um sentido compartilhado que os diferencia dos demais. No âmbito dessa relação, a paisagem urbana/arquitetônica edificada passou a definir a memória dos lugares nas cidades. Para tanto, foram realizadas entrevistas com osusuários do centro da cidade demonstrando o vínculo entre o indivíduo, o espaço edificado urbano/arquitetônico e a valorização da identidade urbana construída a partir da memória que os indivíduos têm sobre a cidade, seu patrimônio, seus referenciais simbólicos e suas representações. Essas representações suscitam questionamentos sobre a maneira pela qual o patrimônio e a memória têm sido preservados no tempo presenteDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-10-06
Edição
Seção
Artigo/Ensaio
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Oliveira, M. R. da S., Ferreira, C. L., & Gallo, H. (2017). Memórias (In)visíveis: reflexões sobre o centro de Campinas-SP. Revista ARA, 3, 209-230. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v0i3p209-230