Bixiga como “Estado de Espírito”: da exclusão (in)visível à memória sociocultural
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v0i3p181-206Palavras-chave:
Patrimônio Cultural. Bexiga. Gentrificação. (In)visível. MemóriaResumo
Este ensaio textual e fotográfico pretende dar luz às relações (in)visíveis existentes no Bexiga - bairro histórico da cidade de São Paulo, Brasil -, capazes de o tornar um lugar especial, seja por meio da sua abertura para a cidade ou pela apropriação local, por parte dos seus moradores. Com efeito, além da abordagem de conceitos como patrimônio cultural, serão mencionadas as dinâmicas sociais, urbanas e políticas, articuladas às premissas visíveis e invisíveis da gentrificação e desenvolvimento estratégico, responsáveis pela exclusão (in)visível que caracteriza o bairro desde a sua materialização. A cargo da fotografia ficará a ilustração das relações dialógicas visíveis ou, muitas vezes, desapercebidas que mostram a heterogeneidade social do local, bem como a memória cultural do mesmoDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-10-06
Edição
Seção
Artigo/Ensaio
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Oliveira, S. F. B. de. (2017). Bixiga como “Estado de Espírito”: da exclusão (in)visível à memória sociocultural. Revista ARA, 3, 181-206. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v0i3p181-206