O oculto do visível: uma exposição de arquitetura e design
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v0i3p37-57Palavras-chave:
Moderno, Design, Exposição, MuseuResumo
Com a finalidade de analisar o longo e invisível percurso manifesto em uma exposição, elegeu-se para estudo de caso a mostra How Should we live?, organizada pelo Departamento de Arquitetura e Design do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). Uma breve retomada sobre a história do museu e em especial sobre o acervo de arquitetura e design faz-se necessária, com intuito de examinar em que sentido a curadoria amplia o entendimento, produz novos significados e leituras sobre a coleção existente. Neste caso propõe destacar a presença feminina no movimento moderno, abafada pela historiografia tradicional, além de contextualizar as obras exibidas, diluindo o status de objetos individualizados e autorais, para reposicioná-los nas conjunturas sociais, econômicas e tecnológicas, aproximando-se dos propósitos defendidos pelo primeiro diretor do museu, Alfred H. BarDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-10-06
Edição
Seção
Dossiê GMP
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Ruggiero, A. S. (2017). O oculto do visível: uma exposição de arquitetura e design. Revista ARA, 3, 37-57. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v0i3p37-57