Objeto, Contexto e Memória
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v0i1p135-159Palavras-chave:
Helio Oiticica, exposições, espaços museológicos, expografiaResumo
O artigo apresenta questões sobre os modos expográficos relativos tanto ao objeto artístico quanto à memória, desenvolvidas desde doutoramento, cuja tese analisou a recepção internacional do artista Hélio Oiticica. Os momentos resgatados por depoimentos individuais, em entrevistas, referem‐se a determinado contexto, período e expografia, contribuem para apurar variáveis que interferem no reconhecimento da obra. Mapeiam‐se as referências sobre o espaço expositivo, relação com o público e as suas possíveis consequências Ao lado, confrontam‐se as relações dinâmicas de tais registros transformadas ao longo do tempo, emoldurando‐se novos formatos e percepções. A reflexão de como se apresentam os objetos artísticos em espaço, discurso, seleção, expografia, contexto institucional e urbano redesenha múltiplos significados e leituras do mesmo, podendo ampliar o horizonte de interpretação da obra ou desconectá‐la plenamente de seus propósitos germinais.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-10-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Ruggiero, A. S. (2016). Objeto, Contexto e Memória. Revista ARA, 1, 135-159. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v0i1p135-159