Fisiologia da música: uma abordagem comparativa.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5154.v2p12-17Palavras-chave:
Música, neurociências, fisiologia comparativa.Resumo
Por todo o mundo, nas mais diferentes culturas, é possível encontrar pessoas produzindo ou apreciando música. Ainda assim, não conseguimos explicar consensualmente se há na música vantagens adaptativas e por que ela está irrestritamente distribuída pelo globo. Estava Darwin certo ao sugerir que a música vem desde tempos remotos, ainda com nossos ancestrais? Mas e quanto às outras espécies? Podem elas produzir ou apreciar música? Se sim, por prazer/arte, como parece ser ao homem, ou como um simples instinto? Os indícios que permitem responder essas questões começam a ser encontrados. Faremos aqui uma revisão dos mecanismos neurofisiológicos que possibilitam a existência de música no homem e de que formas ela se manifesta em outras espécies.
Downloads
Referências
Baptista, L.F.; Keister, R. Why Bird Song Is Sometimes Like Music, BioMusic Symposium, AAAS ANNUAL MEETING, 2000. apud GRAY e colaboradores - The Music of Nature and the Nature of Music. Science, v.291, n.5501, p.52-54, jan. 2001.
Bendor, D.; Wang, X. - Cortical representations of pitch in monkeys and humans. Curr Opin Neurobiol. 16(4):391-9. 2006.
Bendor, D.; Wang, X. - The neuronal representation of pitch in primate auditory cortex. Nature, v. 436, n.25, p.1161-1165, ago. 2005.
Benítez-Bribiesca, L. The Biology of Music. Science. v.292, n.5526, p.2432-2433, Jun. 2001.
Clark, X. Animal music, its nature and origin. The American Naturalist, v.13, n.4, p.209-223, abr. 1879.
Darwin, C. The descent of man, and selection in relation to sex. 2. ed. New York: Hurst & Company. 1874. apud PINKER, S. How the mind works. 1.ed. London: Penguin Books, 1998. 660p.
Gess, A. Birds like music, too. Science, v.317, n.5864, p.1864, set. 2007.
Gray, P.M.; Krause, B.; Atema, J.; Payne, R.; Krumhansl, C.; Baptista, L. The Music of Nature and the Nature of Music. Science, v.291, n.5501, p.52-54, jan. 2001.
Hauser, M. D.; Mcdermott, J. The evolution of the music faculty: a comparative perspective. Nat Neurosci. v.6, n.7, p.663-668, jul. 2003.
Koelsch, S.; Kasper, E.; Sammler, D.; Schulze, K.; Gunter, T.; Friederici, A.D. Music, language and meaning: Brain signatures of semantic processing. Nat Neurosci, v.7, n.3, p.302-307, mar. 2004.
Masataka, N. Music, evolution and language. Developmental Science, v.10, n.1, p.35-39, jan. 2007.
Meyer, R. B. Emotion and meaning in music. 1956. Chicago: University of Chicago Press apud TRAINOR, L.J.; HEINMILLER, B.M. Infants prefer to listen to consonance over dissonance. Inf. Behav. Dev. 1998 21, 77-88.
Patel, A.D. Language, music, syntax and the brain. Nat Neurosci, v.6, n.7, p.674-681, jul. 2003a.
Patel, A.D. Rhythm in language and music: parallels and differences. Ann NY Acad Sci, v.999, p.140-143. Dez. 2003b.
Payne, R. Whale Songs: Musicality or Mantra? BioMusic Symposium, AAAS Annual Meeting, 2000. apud GRAY e colaboradores - The Music of Nature and the Nature of Music. Science, v.291, n.5501, p.52-54, jan. 2001.
Pinker, S. How the mind works. 1.ed. London: Penguin Books, 1998. 660p.
Porres, A. T. Processos de Composição Microtonal por meio do Modelo de Dissonância Sensorial. 2007. 189 p. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Samson, S. Neuropsychological studies of musical timbre. Ann NY Acad Sci, v.999, p.144-151, dez. 2003.
Sethares, W.A. Relating tuning and timbre. Disponível em: http://eceserv0.ece.wisc.edu/~sethares/consemi.html. Acesso em: 13/03/2009.
Suits, B.H. Physics of music – notes. Disponível em: http://www.phy.mtu.edu/~suits/overtone.html. Acesso em: 13/03/2009.
Trainor, L.J.; Heinmiller, B.M. Infants prefer to listen to consonance over dissonance. Inf. Behav. Dev. 1998 21, 77-88.
Tramo, M.J. Music of the Hemispheres. Science, v.291, n.5501, p.54-56, jan. 2001.
Trehub, S.E.; Hannon, E.E. Infant music perception: domain-general or domain-specific mechanisms? Cognition, v.100, n.1, p.73-99, Mai. 2006.
Wright, A.A.; Rivera, J.J.; Hulse, S.H.; Shyan, M.; Neiworth, J.J. Music perception and octave generalization in rhesus monkeys. J Exp Psychol Gen. v.129, n.3, p.291-307, set. 2000.
Zatorre, R.J. Finding the missing fundamental. Nature, v.436, n.25, p.1093-1094, Ago. 2005.
Zatorre, R.J. Music and the Brain. Annals N Y A Scien, v.999, p.4-14, dez. 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Felipe V. Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Salientamos que nossa revista não detém copyright, estes são exclusivos do autor do texto. Pretendemos com isso não criar entraves ao acesso do material publicado e atingir com mais intensidade nosso objetivo de divulgação da ciência.