Aprendizagem e Memória
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5154.v1p16-20Palavras-chave:
Aprendizagem, memória, histórico.Resumo
A capacidade de aprender permite com que seja possível prever eventos futuros baseado nas regularidades passadas memorizadas, trazendo significativa vantagem adaptativa. Nessa revisão será apresentado um histórico do estudo da aprendizagem e memória, discutindo trabalhos que contribuíram para a distinção dos diferentes tipos de memória e seus mecanismos de funcionamento.Downloads
Referências
Baddeley AD., EK Warrington (1970). Amnesia and the distinction between long-and short- term memory. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior. v. 9, p. 176-189.
Bear MF., BW Connors e MA Paradiso (2002). Neurociências – Desvendando o Sistema Nervoso. Porto Alegre 2ed, Artmed Editora.
Carlson NR (1998). Physiology of behavior. Boston: Allyn and Bacon. 6a ed.
Ebbinghaus H (1985). Memory: A contribution to experimental psychology (Henry A. Ruger & Clara E. Bussenius, Trad.). Original publicado em New York: Teachers College, Columbia University. (Original em alemão REVISTA DA BIOLOGIA – www.ib.usp.br/revista – volume 1 – dezembro de 2008 20“Über das Gedächtnis” publicado em 1885).
Gold PE., W Farrell e RA King (1971). Retrograde amnesia after localized brain shock in passive-avoidance learning. Physiology & Behavior, 7(5):709-712.
Helene AF., GF Xavier (2007a). Memória (e a elaboração da) percepção, imaginação, inconsciente e consciência. Em Landeira-Fernandes J, Silva MTA (Eds.), Intersecções entre psicologia e neurociências, MedBook Editora Científica Ltda.
Helene AF., GF Xavier (2007b). Interfaces entre a psicologia e as ciências biológicas: um olhar a partir da biologia. Em Bastos AVB, Rocha NMD (Org.). Psicologia. Novas direções no diálogo com outros campos de saber. Casa do Psicólogo.
James W (1890). The Principles of Psychology. Em http://psychclassics.yorku.ca - 10jul2008.
Knowlton BJ, JA Mangels, LR Squire (1996) A neostriatal habit learning system in humans. Science 273, 1399-402.
Lashley KS (1929). Brain mechanisms and intelligence. Chicago: University of Chicago.
Pavlov, IP (1927). Conditioned reflexes: An investigation of the physiological activity of the cerebral cortex (G. V. Anrep, Trad.).
Perretta JG., G Pari, RJ Beninger (2005). Effects of Parkinson's disease on two putative nondeclarative learning tasks: probabilistic classification and gambling. Cogn Behav Neurol 18, 185-92.
Scoville WB., B Milner (1957). Loss of recent memory after bilateral hippocampal lesion. Journal do Neurology, Neurosurgery and Psychiatry; 20:11-21.
Shashoua V. (1985). The role of extracellular proteins in learning and memory. American Scientist, 73, 364-370.
Xavier GF (2004). Aula Memória. Disciplina BIF211 – Ciências Biológicas – USP.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista de Biologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Salientamos que nossa revista não detém copyright, estes são exclusivos do autor do texto. Pretendemos com isso não criar entraves ao acesso do material publicado e atingir com mais intensidade nosso objetivo de divulgação da ciência.