PROALFA (MG): Avaliação da alfabetização, em larga escala, no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v7i13p38-64Palavras-chave:
alfabetização, avaliação, PROALFA (MG).Resumo
O presente artigo pretende contextualizar o Programa de Avaliação da Alfabetização do Estado de Minas Gerais – PROALFA (MG), no cenário internacional, nacional e estadual. No Brasil, várias são as avaliações em larga escala realizadas, em diferentes instâncias, que se apresentam em todos os segmentos de ensino. Porém, estas avaliações sobre a alfabetização nos estados do Espírito Santo, Ceará e Minas Gerais, diferenciam-se por ultrapassar a visão do instrumento de avaliação. Além dos instrumentos avaliativos, também são aplicados questionários contextuais para gestores, professores e alunos, na tentativa de se estabelecer o cruzamento de dados quantitativos com dados qualitativos, buscando, assim, captar as especificidades regionais e por escolas, considerando-se os seus contextos de produção do ensino-aprendizagem. O objetivo final desses tipos de avaliação em larga escala, que também podem ter caráter longitudinal, é de prevenção dos resultados poucos satisfatórios, dos alunos brasileiros, nos segmentos de ensino avaliados por programas internacionais, tais como o PISA. Há que se considerar as diferenças na produção dos indicadores, na frequência da medição, no tipo de avaliação em larga escala, censitária ou amostral, e nos princípios sobre os quais se constroem os instrumentos avaliativos. A opção de analisar os resultados do PROALFA (MG), na rede estadual de ensino de Belo Horizonte foi motivada tanto pela veiculação de dados na mídia – em que é destacado o desempenho dos alunos mineiros – quanto pelos dados obtidos na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.
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