O fazer pedagógico e as propostas oficiais para a alfabetização em Mato Grosso do Sul: da pretensão à prática

Autores

  • Ana Lucia Espíndola Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Departamento de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i9p45-67

Palavras-chave:

alfabetização, propostas, práticas, Mato Grosso do Sul

Resumo

A alfabetização vem sendo, no decorrer das últimas décadas, objeto privilegiado de reflexão e análise. Diversas pesquisas têm sido feitas no sentido de tentar compreender este fenômeno multifacetado e, por isso mesmo, de difícil compreensão. Neste trabalho, tentamos contribuir com algumas reflexões acerca do tema estudando-o no limite da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul - 1979-1982 - e no que concerne especificamente à relação entre o fazer pedagógico e as propostas oficiais postas para a alfabetização durante esse período pela Secretaria de Estado de Educação. Assim, temos como objetivo primeiramente, resgatar os projetos e propostas envolvendo a alfabetização que foram encaminhados às escolas e aos professores no período relativo a 1979-1982. Em segundo lugar, esperamos desvelar como estes projetos se efetivaram ou não no cotidiano escolar e qual relação foi estabelecida entre o fazer pedagógico da escola e os documentos oficiais. Para isso, utilizamos basicamente duas fontes para a coleta de dados: primeiramente a análise dos documentos oficiais produzidos pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul durante o período em foco. O resgate e análise desses documentos nos parecem ser de suma importância, tendo em vista que, mesmo sendo Mato Grosso do Sul um dos mais novos Estados da Federação, o registro de sua história educacional apresenta-se bastante comprometido, tal a dificuldade encontrada por nós para resgatar os documentos produzidos no período. Em segundo lugar fizemos uso de entrevistas semi-estruturadas com professores que fizeram parte da equipe da Secretaria de Estado de Educação na época de implantação de cada projeto. A análise desses dados nos indica haver uma grande distância entre o que foi apresentado como proposta oficial para a alfabetização neste período e o que se efetivou na prática pedagógica da rede.

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Publicado

2011-02-01

Edição

Seção

Alfabetização de Crianças

Como Citar

Espíndola, A. L. (2011). O fazer pedagógico e as propostas oficiais para a alfabetização em Mato Grosso do Sul: da pretensão à prática . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 5(9), 45-67. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i9p45-67