Além da alfabetização: perspectivas históricas da experiência moçambicana de alfabetização de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v4i7p11-27Palavras-chave:
Alfabetização de jovens e adultos em Moçambique, perspectivas históricas, demandas contemporâneasResumo
O presente artigo tem como objetivo levantar algumas reflexões sobre estudos de Alfabetização de jovens e adultos que compõem o manual elaborado por uma equipe de docentes¹ do Departamento de Educação da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique. A elaboração desse manual com a perspectiva de identificar o contexto histórico e educativo em que ocorre o processo de Alfabetização de Adultos em Moçambique apresenta um conjunto de estudos investigativos sobre a alfabetização de adultos no país, desde a época das primeiras campanhas até os dias atuais. Dessa forma, o foco das discussões deste texto é pautado apenas em duas, dentre as cinco categorias² propostas no manual, referentes à alfabetização de jovens e adultos no contexto educativo moçambicano. Essas discussões reflexivas estão ancoradas a partir de dados apresentados nesses estudos de alfabetização, demarcando histórias de lutas e conflitos e, ao mesmo tempo, apontando novos horizontes voltados para o acesso das classes populares à educação.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-02-01
Edição
Seção
Educação de Jovens e Adultos
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Quintella, S. S. M. (2010). Além da alfabetização: perspectivas históricas da experiência moçambicana de alfabetização de jovens e adultos . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 4(7), 11-27. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v4i7p11-27