A "querela dos métodos" de alfabetização no Brasil: contribuições para metodizar o debate
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p91-114Palavras-chave:
história da alfabetização, métodos de alfabetizaçãoResumo
Com o objetivo de contribuir para o debate em torno dos métodos de alfabetização no Brasil e como resultado de pesquisa documental sobre o tema, é apresentada e problematizada uma das mais recentes propostas para alfabetização de crianças, a centrada no método fônico. São apresentadas as principais características dessa proposta recente assim como os principais equívocos nela contidos, inter-relacionando-a com as demais propostas e métodos de alfabetização apresentadas ao longo da história do ensino inicial de leitura e escrita no Brasil, desde o final do século XIX.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-02-01
Edição
Seção
Fundamentos da Educação e Alfabetização
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Mortatti, M. do R. L. (2009). A "querela dos métodos" de alfabetização no Brasil: contribuições para metodizar o debate . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 3(5), 91-114. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p91-114