O efeito da cobertura da mídia no gerenciamento de resultados: evidências das companhias brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-057x20231869.enPalavras-chave:
mídia, gerenciamento de resultados, companhias brasileirasResumo
Esta pesquisa tem por objetivo verificar o efeito da cobertura da mídia no gerenciamento de resultados das companhias abertas brasileiras. Utilizou-se uma amostra de 284 empresas brasileiras não financeiras, listadas na B3 com dados trimestrais no período de 2011-2022. A cobertura da mídia foi mensurada pelo logaritmo natural do número de notícias publicadas sobre as firmas, e, para o gerenciamento de resultados, empregou-se um modelo de detecção por meio de accruals (Collins et al., 2017), estimados mediante painel desbalanceado em GMM 2SLS. Os resultados demonstram uma associação negativa entre a cobertura da mídia e o gerenciamento de resultados, indicando que os gestores, mediante a visibilidade midiática, tendem a gerenciar menos os resultados para evitar desdobramentos negativos sobre o desvio do valor real do lucro. A pesquisa revela que a mídia brasileira atua como agente externo de governança ao induzir, via monitoramento das ações gerenciais, a melhoria da informação contábil. Ante a relevância do papel exercido pela mídia, sobretudo pela rápida disseminação da informação, os resultados demonstram que a cobertura midiática contribui na redução de ruídos oriundos do gerenciamento de resultados. Desdobramentos dessa constatação podem impactar gestores e o mercado de capitais por explicitarem que a mídia é um agente que interfere, ainda que indiretamente, nas ações corporativas. Tem-se, portanto, que a mídia influencia diferentes organizações, com efeitos em práticas gerenciais que buscam melhorar a transparência. O estudo busca preencher uma lacuna quanto ao efeito da cobertura da mídia brasileira no gerenciamento de resultados, lançando luz sobre a mídia como elemento externo de governança corporativa que contribui para um ambiente de melhor informação de natureza contábil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriela de Abreu Passos, Rodrigo de Souza Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.