Clínica da identidade: da cosmovisão pataxó à luta por emancipação
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-6564e190150Palavras-chave:
clínica, identidade, cosmovisão, território, reconhecimentoResumo
Constitui-se o foco deste artigo apresentar o processo de construção identitária com sentido emancipatório a partir da cosmovisão e luta por território do povo indígena Pataxó, única etnia que conseguiu resistir no extremo-sul da Bahia. A pesquisa demonstrou que a luta por reconhecimento, tanto no plano jurídicomoral quanto no da estima-social, constitui os processos emancipatórios que caracterizam as identidades políticas da etnia indígena Pataxó.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Psicologia USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.