Prometeo, the grill and migration
Analysis of the Ecuadorian films Prometeo Deportado and Cesar ́s Grill
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2018.146189Keywords:
Migration, Prometeo deportado, Cesar's grill, EcuadorAbstract
The economic crisis in Ecuador which took place in 1999, caused the migration abroad of three million citizens. That massive exodus has been the largest in the history of this Latin American country. This article explores the consequences of migration seen from the cinematographic art. It analyzes two films by Ecuadorian directors: the fiction Prometeo deportado, by Fernando Mieles, made in 2010, that tells the story of a group of Ecuadorians locked in a room in a European airport, waiting to be deported; and the documentary El grill de César (Cesar's grill), by Darío Aguirre, produced in 2013, which recounts the return to the country of the migrant son and the reunion with his father. Beyond the studies and the data that can be cited about the most significant social problem for Ecuador in the initial decade of the 21st century, it is through art, and in this specific case through films, how it is possible to "feel" what the migration drama represents for this country.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.