Das formas educativas no Hípias Menor
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5920.primeirosescritos.2020.178953Palavras-chave:
Platão, Hípias, Educação, Poesia, ÉlenkhosResumo
O objetivo deste artigo é analisar os movimentos argumentativos do Hípias Menor a fim de confirmar a hipótese de que o diálogo faz parte de um esforço platônico para colocar a sua filosofia numa classificação de sabedoria distinta daquela da cultura de seu tempo, estabelecendo uma oposição entre a sua proposta e os modelos morais ditados pela poesia de Homero. Para isso, pretende-se, de um lado, apresentar a poesia como forma central de educação no mundo helênico, tendo o sofista Hípias como representante dessa tradição, e, de outro, a proposta filosófica de Sócrates como meio de refutação dos valores e crenças convencionais, e como despertar para um novo modelo de vida intelectual e moral.
Referências
BLUNDELL, M. W. “Character and Meaning in Plato’s Hippias Minor.” In Methods of Interpreting Plato and his Dialogues. Edited by J. C. Clagge and N. D. Smith. Oxford. 1992. pp. 131–72.
CHANTRAINE, P. Dictionnaire étymologique de la langue grecquehistoire des mots. Paris: Klincksieck, 1999.
GOLDSCHMIDT, V. Os diálogos de Platão. Estrutura e método dialético; tradução Dion Davi Macedo. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
GORDON, J. Turning Toward Philosophy. Literary Device and Dramatic Structure in Plato’s Dialogues. The Pennsylvania State University, 1999.
HAVELOCK, E. Prefácio a Platão; Tradução: Enid Abreu Dobránzsky. Campinas, São Paulo: Papirus, 1996.
HOMERO. Ilíada; tradução e prefácio de Frederico Lourenço; introdução e apêndices de Peter Jones; introdução à edição de 1950 E. V. Rieu. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.
HOMERO. Ilíada. Odisseia; tradução e prefácio de Frederico Lourenço; introdução e notas de Bernard Knox; São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2011.
KAHN, C. Plato and the Socratic Dialogue. Cambridge University Press: Cambridge, UK. 1996.
LIDDELL, H. G. et al. LSJ, A Greek English Lexicon. 9ª ed. revisada. Oxford: Clarendon Press, 1819.
NIGHTINGALE, A.W. Genres in Dialogue: Plato and the Construct of Philosophy. Cambridge: Cambridge University Press (Virtual Publishing), 2001.
PLATÃO. A República: (ou sobre a justiça, diálogo político); tradução Ana Lia Amaral de Almeida Prado; revisão técnica e introdução Roberto Bolzani Filho. – 2. ed. – São Paulo: Martins Fontes – selo Martins, 2014.
PLATÃO. Apologia de Sócrates precedido de Êutifron (Sobre a piedade) e seguido de Críton (Sobre o dever) / Platão; introdução, tradução do grego e notas de André Malta. Porto Alegre, RS: L&PM, 2016.
PLATÃO. Hípias Maior Hípias Menor / Platão; tradução Carlos Alberto Nunes; editor convidado Plínio Martins Filho; organização Benedito Nunes & Victor Sales Pinheiro; texto grego John Burnet. – Ed. Bilíngue. – Belém: ed.ufpa, 2016.
PLATÃO. Teeteto-Crátilo; Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Universidade Federal do Pará, 1988.
UNTERSTEINET, M. A obra dos sofistas – uma interpretação filosófica; tradução Renato Ambrósio. São Paulo: Paulus, 2012.
VLASTOS, G. “The Socratic Elenchus: method is all”, in: M. BURNYEAT (ed.), Socratic Studies. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. pp. 1-37.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento 136379/2020-6