Das formas educativas no Hípias Menor

Autores

  • Cleiton Lopes Rodrigues Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5920.primeirosescritos.2020.178953

Palavras-chave:

Platão, Hípias, Educação, Poesia, Élenkhos

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os movimentos argumentativos do Hípias Menor a fim de confirmar a hipótese de que o diálogo faz parte de um esforço platônico para colocar a sua filosofia numa classificação de sabedoria distinta daquela da cultura de seu tempo, estabelecendo uma oposição entre a sua proposta e os modelos morais ditados pela poesia de Homero. Para isso, pretende-se, de um lado, apresentar a poesia como forma central de educação no mundo helênico, tendo o sofista Hípias como representante dessa tradição, e, de outro, a proposta filosófica de Sócrates como meio de refutação dos valores e crenças convencionais, e como despertar para um novo modelo de vida intelectual e moral.

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Publicado

2021-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rodrigues, C. L. . (2021). Das formas educativas no Hípias Menor. Primeiros Escritos, 11(1), 109-121. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5920.primeirosescritos.2020.178953

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