O papel de materiais autênticos para a compreensão auditiva no ensino do alemão como língua adicional: uma proposta de sequência didática para turmas iniciais a partir de um curta-metragem

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837e230647

Schlagwörter:

Alemão como Língua Adicional, materiais autênticos, compreensão auditiva, sequência didática, curtas-metragens (Kurzfilm)

Abstract

O presente artigo apresenta uma proposta de sequência didática (SD) para a compreensão auditiva no ensino de Alemão como Língua Adicional (ALA) em turmas iniciais a partir de um texto autêntico – o curta-metragem Milch & Zucker (2018) –, o qual apresenta características essenciais para o desenvolvimento das atividades propostas: linguagem acessível; curta duração; insumos audiovisuais; tema alinhado dentro de práticas sociais contextualizadas; e acesso gratuito na internet. Com enfoque em descrever a elaboração de uma SD composta pelas três fases Introdução, Elaboração e Produção, sugeridas por Ende et al. (2013), este artigo apresenta reflexões relativas à escolha textual e às estratégias de ensino para a condução das atividades propostas. A SD apresentada pode ser adaptada para diferentes gêneros textuais e contextos de ensino que tenham o objetivo de uma aprendizagem que ultrapasse a esfera estrutural da língua, incluindo estudantes e professoras nas interações discursivas. Por fim, buscou-se proporcionar uma alternativa para atividades de compreensão auditiva, geralmente limitadas aos áudios dos livros didáticos voltados para o mercado internacional (especialmente em níveis iniciais), assim como incentivar uma maior motivação e participação das estudantes no processo de aprendizagem de alemão (AQUINO, FERREIRA 2023; BIMMEL, RAMPILLON 2000).

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Literaturhinweise

ANDRADE E SILVA, Mariana Kuntz de. Textos autênticos, adaptados e semi-autênticos no ensino de alemão como língua estrangeira: reflexões sob a perspectiva da pedagogia pós-método e da aprendizagem como participação. Tese (Mestrado em Língua e Literatura Alemã) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

ANDRADE E SILVA, Mariana Kuntz de. Autenticidade de materiais e ensino de línguas estrangeiras. Pandaemonium Germanicum, v. 20, n. 31, 1-29, 2017.

ANDRADE E SILVA, Mariana Kuntz de. Participação enquanto princípio metodológico no ensino de alemão como língua estrangeira: aproximando aprendizes das comunidades da língua-alvo. Tese (Doutorado em Língua e Literatura Alemã) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

AQUINO, Marceli Cherchiglia. Changing the rhythm of German as an additional language classes through music and digital media. Pandaemonium Germanicum, v. 24, 22-47, 2021.

AQUINO, Marceli Cherchiglia; CHERCHIGLIA, Adriano. Textos didáticos e não didatizados de alemão como língua adicional: uma análise quantitativa e qualitativa para o projeto Zeitgeist. Pandaemonium Germanicum, v. 24, 421-451, 2021.

AQUINO, Marceli Cherchiglia; SCHMIDT, Camila Marcucci; FEITOSA, Mariana de Lima. Estratégias de aprendizagem individual no ensino de alemão como língua adicional: Um projeto de consultoria acadêmica. Revista do GEL, v. 19, 11-34, 2022.

AQUINO, Marceli Cherchiglia. Das sieht ganz anders aus, wie fühlst du dich denn? Teaching Modal Particles ja and denn with the Queer Eye Germany series: a didactic model based on a Descriptive Format. Pandaemonium Germanicum, v. 49, 170-195, 2023.

AQUINO, Marceli Cherchiglia; FERREIRA, Mergenfel, Vaz. German as an Additional Language with a decolonial focus: a discussion on didactic proposals for the Zeitgeist Project. Domínios de Lingu@gem,v. 17, 1-31, 2023.

ARANTES, Poliana Coeli Costa. Imagens de aprendizes de ALE em livros didáticos e o disciplinamento dos saberes. Pandaemonium Germanicum, v. 21, 01-30, 2018.

BENSER, Mira; LABRY, Yann; OSSOWSKI, Lisa. “Milch & Zucker”. Youtube, Leipzig. Disponível em: https://youtu.be/YauVQtntAa8 (14/10/2018).

BEREND, Nina. Standardsprache—Alltagssprache. In: FELDER, Ekkehard (org.). Sprache. Springer: Berlin, Heidelberg, 2009, 215-234.

BILYTSKA, Viktoriya. Hörverstehen und Hör-Sehverstehen aus kognitiver Sicht. Filológica, v. 64, n. 1, 3-5, 2017.

BIMMEL, Peter; RAMPILLON, Ute. Lernautonomie und Lernstrategien: Fernstudieneinheit 23. Berlim, Munique, Viena, Zurique, Nova York: Langenscheidt, 2000.

BRAUN, Angelika. Hören im DaZ-Unterricht. In: KAUFMANN, Susan; ZEHNDER, Erich; VANDERSHELDEN, Elisabeth; FRANK, Winfried (org.). Fortbildung für Kursleitende Deutsch als Zweitsprache, 2. ed. Ismaning: Hueber Verlag, 2008, 69-106.

BRAUN, Birgit; DOUBEK, Margit; FÜGERT, Nadja; KOTAS, Ondřej. DaF kompakt neu A2: Kurs- und Übungsbuch. Stuttgart: Ernst Klett Sprachen, 2016.

BROWN, H. Douglas. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. São Francisco: Pearson Longman, 2007.

BROWN, Steven; MENASCHE, Lionel. Defining Authenticity (não publicado), 2010.

CHAUME, F. The turn of audiovisual translation. New audiences and new technologies. Translation Spaces, v. 2, n.5, 105-123, 2013.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro comum europeu de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Edição portuguesa. Porto: Edições Asa, 2001. Disponível em: http://area.dge.mec.pt/gramatica/Quadro_Europeu_total.pdf (01/02/2017).

CRESPO, Arthur Heredia; ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria. Protagonists from webseries aimed at the learning of German: a review of the representation of intercultural speakers. Pandaemonium Germanicum, v. 21, 170-201, 2018.

DENARDI, Didiê Ana Ceni. Didactic sequence: a dialetic mechanism for language teaching and learning. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 17, n.1, 163-184, 2017.

DOLZ, J; SCHNEUWLY, B e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J; SCHNEUWLY, B e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2004.

EDELHOFF, Cristoph. Authentizität im Fremdsprachenunterricht. In: EDELHOFF, Cristoph (org.). Authentische Texte Im Deutschunterricht: Einführung und Unterrichtsmodelle. Munique: Hueber, 1985, 5-30.

ENDE, Karin; GROTJAHN, Rüdiger; KLEPPIN, Karin; MOHR, Imke. Deutsch lehren lernen 06: Curriculare Vorgaben und Unterrichtsplanung. Berlim et al.: Langenscheidt, 2013.

FUNK, Hermann. Methodische Konzepte für den Deutsch als Fremdsprache-Unterricht. In.: KRUMM, Hans-Jürgen; FANDRYCH, Christian; HUFEISEN, Britta; RIEMER, Claudia (org.): Deutsch als Fremd´und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch [2. Halbband]. Berlim, Nova York: Walter de Gruyter, 2010, 940-952.

HJELSET, Mette. Die Verwendung von Film im Daf-Unterricht in der norwegischen Sekundarstufe II. Tese (Mestrado em Língua Estrangeira na Escola) - Departamento de Economia, Línguas e Estudos Sociais, Universidade de Østfold, Campinas, 2015.

JENKINS, Eva-Maria; CLALÜNA, Monika; FISCHER, Roland; HIRSCHENFELD, Ursula; HIRTENLEHRER, Maria. Dimensionen. Magazin 1, 2, 3. Lernstation 1, 2 3 CDs. Unterrichtsbegleitung 1, 2, 3. Ismaning: Hueber, 2002-2006.

JENKINS, Eva-Maria. Dimensionen – a definitive keeper?! ÖDaF-Mitteilungen, n. 2, 51-61, 2006.

KLIPPEL, Friederike. Methodische Prinzipien und Verfahren. In: BURWITZ-MELLER et al. (Org.) Handbuch Fremdsprachenunterricht. Tübingen: Narr Francke Attempto, 2016.

LONG, Michael. Methodological Principles for Language Teaching. In: DOUGHTY, C. & LONG, M. The Handbook of Language Teaching. Malden, MA: Wiley-Blackwell, 2009.

MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. São Paulo: Contexto, 2004.

MAIJALA, Minna. Was ein Lehrwerk können muss – Thesen und Empfehlungen zu Potenzialen und Grenzen des Lehrwerks im Unterricht Deutsch als Fremdsprache. InfoDaF, v. 34, n. 6, 543-561, 2007.

MARQUES, Lívia dos Santos; ROZENFELD, Cibele Cecílio de Faria. The usage of television series in german language teaching: linguistic, sociocultural, ideological and social-political aspects in Deutschland 83. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 21, n. 33, 64-86, 2017.

NEUNER, G; KRÜGER, M.; & GREWER, U. Übungstypologie zum kommunikativen Deutschunterricht. Berlim e Munique: Langenscheidt, 1981.

RÖSLER, Dietmar. Deutsch als Fremdsprache: Eine Einführung. Stuttgart: J. B. Metzler, 2012.

RÖSLER, Dietmar; WÜRFEL, N. DDL 5: Lernmaterialien und Medien. Munique: Klett-Langendscheidt-Goethe Institut, 2014.

SCHLATTER, M; GARCEZ, P. M. Línguas Adicionais (Espanhol e Inglês). In: RIO GRANDE DO SUL, Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico (org.). Referências curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagem, códigos e suas tecnologias. Porto Alegre: SE/ DP, v. 1, 127-172, 2009.

SOLMECKE, Gert. Texte hören, lesen und verstehen. Eine Einführung in die Schulung rezeptiver Kompetenz mit Beispielen für den Unterricht Deutsch als Fremdsprache. Berlim, Munique: Langenscheidt. 1993.

SOLMECKE, Gert. Das Hörverstehen und seine Schulung im Fremdsprachenunterricht. Der fremdsprachliche Unterricht Englische, v. 4, n. 5, 4-10, 2003.

SOLMECKE, Gert. Vermittlung der Hörfertigkeit. In.: KRUMM, Hans-Jürgen; FANDRYCH, Christian; HUFEISEN, Britta; RIEMER, Claudia (org.). Deutsch als Fremd-und Zweitsprache: Ein internationales Handbuch [1. Halbband]. Berlim, Nova York: Walter de Gruyter, 2010, 969-976.

STUTZ, L.; CRISTOVÃO, V. L. L. A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa. Signum: Estudos da Linguagem, v. 14, 569–589, 2011.

UPHOFF, Dörthe; DEBIA, Deise Tott. O papel do ensino de língua e a passagem para as disciplinas de literatura no curso de Letras-Alemão da USP: considerações a partir de uma análise de necessidades. In.: UPHOFF, Dörthe; LEIPNITZ, Luciane; ARANTES, Poliana C. C.; PEREIRA, Rogério Costa (org.). O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo: Humanitas, 2017, 169-190.

UPHOFF, Dörthe. O poder do livro didático e a posição do professor no ensino de alemão como língua estrangeira. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

WEISSENBERG, Jens. Sprachbedarfsermittlung im berufsbezogenen Unterricht Deutsch als Zweitsprache. Ein Leitfaden für die Praxis. Hamburg: Passage, 2012.

WELKE, Tina. Ein Plädoyer für die Arbeit mit Kurzfilmen im Unterricht. Fremdsprache Deutsch, v. 36, 21-25, 2007.

Veröffentlicht

2024-10-18

Ausgabe

Rubrik

Artigos

Zitationsvorschlag

SCHMIDT, Camila Marcucci; CHERCHIGLIA, Marceli Aquino. O papel de materiais autênticos para a compreensão auditiva no ensino do alemão como língua adicional: uma proposta de sequência didática para turmas iniciais a partir de um curta-metragem. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 28, p. 1–24, 2024. DOI: 10.11606/1982-8837e230647. Disponível em: https://journals.usp.br/pg/article/view/230647.. Acesso em: 23 nov. 2024.