Relato de uma peculiar montagem de As Três Irmãs
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2012.36124Palavras-chave:
Ator, Clown, Subjetividade, Formação, As Três IrmãsResumo
O presente relato busca expor o processo de pesquisa que resultou na montagem do espetáculo As Três Irmãs, de Anton Tchékhov, a partir do treinamento do ator com a técnica do clown. A pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP – Universidade de São Paulo, sob a orientação do prof. dr. Armando Sérgio da Silva, foi realizada com o elenco da Traço Cia. de Teatro, de Florianópolis, através da metodologia “Pesquisa Participante”. Seguindo a linha de pesquisa do clown pessoal, o estudo visou compreender o processo de contato do ator com sua subjetividade incitado pela técnica do clown e as consequências éticas e estéticas propiciadas por este encontro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).