A influência do palhaço na obra de Samuel Beckett como pista para uma poética do ator

Autores

  • Thiago Antunes de Oliveira Santos Unesp – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2012.36121

Palavras-chave:

Samuel Beckett, Clown, Palhaço, Circo, Teatro, Performance, Sacrifício, Ator, Comicidade, Trágico

Resumo

Neste artigo, discutiremos a presença do palhaço na obra de Samuel Beckett como indício de uma poética cênica. Analisando exemplos do teatro e da prosa do autor, veremos como as descrições físicas dos personagens e o seu comportamento se assemelham e radicalizam características do palhaço de circo, acentuando, sobretudo, o seu caráter grotesco. O caráter trágico do palhaço seria reforçado pela condição em que o ator é colocado em cena. No teatro de Beckett o ator é colocado num estado de risco similar ao do palhaço através das repetições e da imobilidade impostas pelas rigorosas rubricas do autor.

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Biografia do Autor

  • Thiago Antunes de Oliveira Santos, Unesp – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
    Ator e diretor, leciona na Escola Livre de Teatro de Santo André desde 2005. Atualmente desenvolve projeto de mestrado no Instituto de Artes da Unesp, cujo objeto é a poética do ator no teatro de Samuel Beckett.

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Publicado

2012-05-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A influência do palhaço na obra de Samuel Beckett como pista para uma poética do ator. (2012). PesquisAtor, 1(1). https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2012.36121