A Natureza, o Capital e o Trabalho: Educação Ambiental e crítica social
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v3i2p25-48Palavras-chave:
Natureza, Capitalismo, Educação AmbientalResumo
O artigo busca estabelecer elos entre três conceitos importantes para o entendimento do télos da educação no capitalismo tardio: a natureza, o indivíduo humano e a sociedade. A referência básica para a análise são idéias de autores da Escola de Frankfurt: Adorno, Horkheimer e Marcuse. O artigo foi escrito a partir da lógica das contraposições, explorando a interlocução dos frankfurtianos com autores de diferentes épocas, tanto modernos quanto pré-modernos. A idéia é demonstrar como, desde os primórdios, a dominação tem marcado a relação entre a natureza, a cultura e o indivíduo. O texto caracteriza o homem como ser natural-histórico para afirmar que a dominação da natureza é autodominação. Ao final, aborda-se a questão da revolta da natureza: não no sentido de uma revolta da natureza contra o homem, como se o homem não fosse ele próprio um ser natural, mas revolta de uma natureza reprimida por uma sociedade que só exige renúncia e sacrifício. É nesse ponto que se estabelecem pistas para o entendimento do télos da educação: acirrar as contradições entre o indivíduo e a totalidade funcional e manter acesas as possibilidades de resistência e de rebelião.Downloads
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Publicado
2008-12-01
Edição
Seção
nd826349266
Como Citar
Pedrosa, J. G. (2008). A Natureza, o Capital e o Trabalho: Educação Ambiental e crítica social . Pesquisa Em Educação Ambiental, 3(2), 25-48. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v3i2p25-48