O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico
DOI:
https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol12.n1.p58-70Resumo
Este artigo se constitui como recorte de nossos estudos empreendidos em dissertação de mestrado, buscando delinear o perfil do professor de Biologia enquanto potencial educador ambiental, um caso particular de “sujeito ecológico”. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa envolvendo docentes do ensino público, no intuito de explorar seu relacionamento pessoal e profissional com a temática ambiental e os fatores que determinaram a sua identificação com a mesma, buscando uma possível aproximação com os ideais que constituem o “sujeito ecológico”. Para a coleta dos dados realizamos entrevistas semi-estruturadas, complementadas por análise documental, precedidas por um questionário exploratório. Os dados obtidos demonstraram uma estreita relação entre o grau de aproximação do professor de Biologia em relação às características que compõem o “sujeito ecológico” e o trabalho docente em relação à temática ambiental, além de apontar possibilidades para a formação dos professores enquanto educadores ambientais.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-01-30
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Campos, D. B., & Cavalari, R. M. F. (2017). O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico. Pesquisa Em Educação Ambiental, 12(1), 58-70. https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol12.n1.p58-70