Ansiedade dos estudantes diante da expectativa do exame vestibular

Autores

  • Adriana Benevides Soares Universidade Salgado de Oliveira
  • Janaína Siqueira Rodrigues Martins Universidade Gama Filho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000100008

Palavras-chave:

ensino médio, estudantes, Inventário de Ansiedade Traço-Estado

Resumo

O presente estudo investigou a ansiedade dos jovens estudantes de escolas particulares de um estado do Brasil em relação ao exame vestibular. A amostra foi composta por 124 estudantes do ensino médio participantes do vestibular seriado PISM (Processo de Ingresso Seletivo Misto), sendo 66 do gênero feminino e 58 do gênero masculino, 69 alunos do 1º ano do ensino médio e 55 do 3º ano. Os estudantes responderam a um questionário sócio-demográfico e ao Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) na suas próprias salas de aula. Foi observada uma diferença significativa quanto ao gênero (p=0,036) sendo que foi encontrado um maior nível de ansiedade-estado nas mulheres do 1º ano comparativamente aos rapazes do 1ºano (p=0,004). O mesmo resultado foi encontrado com relação à ansiedade-traço: moças do 1º ano são mais ansiosas do que rapazes do 1º ano (p=0,000).

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Publicado

2010-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Soares, A. B., & Martins, J. S. R. (2010). Ansiedade dos estudantes diante da expectativa do exame vestibular . Paidéia (Ribeirão Preto), 20(45), 57-62. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000100008