Perfis e Metas de Desenvolvimento em Diferentes Arranjos Familiares do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e2906Palavras-chave:
socialização, estrutura familiar, psicologia do desenvolvimento, autonomia, práticas de criação infantilResumo
O estudo das metas de desenvolvimento infantil tem sido alvo de interesse na psicologia há décadas, no entanto, pouco se sabe sobre as metas de famílias não nucleares. O objetivo desse estudo foi analisar diferenças inter e intragrupos nos perfis de autonomia, interdependência e autonomia relacionada de casais em diferentes arranjos familiares na cidade do Rio de Janeiro, assim como investigar a associação destes perfis com as metas de desenvolvimento que estes possuem para os seus filhos. Foram entrevistados pais e mães de crianças de até dois anos em 50 famílias (10 monoparentais, 20 reconstituídas e 20 nucleares). Os resultados indicaram associação entre autonomia e valorização de metas de heteronomia em famílias reconstituídas e os escores mais elevados de interdependência em famílias não nucleares. Conclui-se que a configuração familiar pode influenciar a relação entre autonomia e metas, e que as trajetórias de autonomia variam entre os arranjos familiares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.