Hierarquia, Violência e Bullying Entre Estudantes da Rede Pública do Ensino Fundamental

Autores

  • José Leon Crochík Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272665201608

Resumo

Na escola, existem hierarquias formadas entre alunos que podem ocasionar violência entre eles, especialmente o bullying; este estudo pesquisou a relação entre essas hierarquias e a violência escolar. Foram aplicadas a Escala de Hierarquias Escolares e a Escala de Avaliação de Agressão pelos Colegas a 274 alunos do nono ano do Ensino Fundamental de quatro escolas públicas paulistas de ambos os sexos; idade média 14,08 anos (DP=0,81). Os alunos mais indicados como populares, melhores em educação física e piores nas disciplinas de sala de aula foram mais associados à autoria da agressão escolar, e os impopulares e com piores desempenhos em educação física como os alvos dessa agressão. Assim, é importante que os educadores reflitam e atuem de modo a combater a violência escolar proveniente dessas hierarquias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Crochík, J. L. (2016). Hierarquia, Violência e Bullying Entre Estudantes da Rede Pública do Ensino Fundamental . Paidéia (Ribeirão Preto), 26(65), 307-315. https://doi.org/10.1590/1982-43272665201608