Hierarquia, Violência e Bullying Entre Estudantes da Rede Pública do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272665201608Resumo
Na escola, existem hierarquias formadas entre alunos que podem ocasionar violência entre eles, especialmente o bullying; este estudo pesquisou a relação entre essas hierarquias e a violência escolar. Foram aplicadas a Escala de Hierarquias Escolares e a Escala de Avaliação de Agressão pelos Colegas a 274 alunos do nono ano do Ensino Fundamental de quatro escolas públicas paulistas de ambos os sexos; idade média 14,08 anos (DP=0,81). Os alunos mais indicados como populares, melhores em educação física e piores nas disciplinas de sala de aula foram mais associados à autoria da agressão escolar, e os impopulares e com piores desempenhos em educação física como os alvos dessa agressão. Assim, é importante que os educadores reflitam e atuem de modo a combater a violência escolar proveniente dessas hierarquias.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.