Face-to-face still-face: comparação entre comportamentos interativos de bebês nascidos a termo e prematuros
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3102Palavras-chave:
Nascimento prematuro, Relações mãe-criança, Regulação emocionalResumo
Estudos têm apresentado diferenças nos comportamentos de autorregulação de bebês quando considerada a idade gestacional. Este estudo teve por objetivo comparar comportamentos interativos de bebês nascidos a termo e prematuros segundo paradigma experimental do Face-to-Face Still-Face (FFSF). Trinta bebês nascidos prematuros e trinta a termo foram observados no procedimento experimental do FFSF que consiste na exposição do bebê a dois episódios de interação com a mãe e a um episódio em que se interrompe a interação. Utilizou-se uma adaptação do Sistema de Codificação e de Análise dos Comportamentos Infantis Expressos no Still-Face para analisar os comportamentos interativos dos bebês. Diferenças significativas foram observadas nos comportamentos de autorregulação. Todos os bebês apresentaram o efeito still-face e de recuperação e os bebês a termo apresentaram o efeito carry-over. Os resultados contribuem para o planejamento de intervenções que auxiliem as mães a promoverem interações diádicas mais positivas.
Downloads
Referências
Adamson, L. B., & Frick, J. E. (2003). The still face: A history of a shared experimental paradigm. Infancy, 4(4), 451-473. doi:10.1207/S15327078IN0404_01
Agostini, F., Neri, E., Dellabartola, S., Biasini, A., & Monti, F. (2014). Early interactive behaviours in preterm infants and their mothers: Influences of maternal depressive symptomatology and neonatal birth weight. Infant Behavior & Development, 37(1), 86-93. doi:10.1016/j.infbeh.2013.12.003
Barbosa, M., Beeghly, M., Gonçalves, J. L., Moreira, J., Tronick, E., & Fuertes, M. (2019). Predicting patterns of regulatory behavior in the Still-Face Paradigm at 3 months. Infancy, 24(4), 501-525. doi:10.1111/infa.12293
Beeghly, M., & Tronick, E. (2011). Early resilience in the context of parent–infant relationships: A social developmental perspective. Current Problems in Pediatric and Adolescent Health Care, 41(7), 197-201. doi:10.1016/j.cppeds.2011.02.005
Boeve, J. L., Beeghly, M., Stacks, A. M., Manning, J. H., & Thomason, M. E. (2019). Using the Actor-Partner Interdependence Model to assess maternal and infant contributions to mother-infant affective exchanges during the Still-Face Paradigm. Infant Behavior & Development, 57, 101351. doi:10.1016/j.infbeh.2019.101351
Buffone, F. R. R. C., Eickman, S. H., & Lima, M. C. (2016). Processamento sensorial e desenvolvimento cognitivo de lactentes nascidos pré-termo e a termo [Sensory processing and cognitive development of preterm and full term infants]. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 24(4), 695-703. doi:10.4322/0104-4931.ctoAO0731
Cicchetti, D. V. (1994). Guidelines, criteria, and rules of thumb for evaluating normed and standardized assessment instruments in psychology. Psychological Assessment, 6(4), 284-290. doi:10.1037/1040-3590.6.4.284
Chiodelli, T., Rodrigues, O. M. P. R., Pereira, V. A., Lopes dos Santos, P., & Fuertes, M. (2020). Interactive behaviors between mothers and their prematurely born infants in the face-to-face still-face paradigm. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e180164. doi:10.1590/1982-0275202037e180164
Coppola, G., Aureli, T., Grazia, A., & Ponzetti, S. (2016). Reunion patterns in the still-face paradigm as predicted by maternal sensitivity and dyadic coordination. Infancy, 21(4), 453-477. doi:10.1111/infa.12115
Fuentefria, R. N., Silveira, R. C., & Procianoy, R. S. (2017). Motor development of preterm infants assessed by the Alberta Infant Motor Scale: Systematic review article. Jornal de Pediatria, 93(4), 328-342. doi:10.1016/j.jped.2017.03.003
Granemann, J. L., & Anache, A. A. (2017). Processos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças prematuras: Uma temática essencial e salutar às áreas de educação e saúde [Learning processes and premature child development: An essential themes and salutary to education and health areas]. Interfaces da Educação, 8(22), 388-415. doi:10.26514/inter.v8i22.1646
Henriques, L. B., Alves, E. B., Vieira, F. M. S. B., Cardoso, B. B., D’Angeles, A. C. R., Cruz, O. G., ... Saraceni, V. (2019). Acurácia da determinação da idade gestacional no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC): Um estudo de base populacional [Accuracy of gestational age assessment in Brazilian Information System on Live Birth (SINASC): A population study]. Cadernos de Saúde Pública, 35(3), e00098918. doi:10.1590/0102-311x00098918
Hsu, H. C., & Jeng, S. F. (2008). Two-month-olds’ attention and affective response to maternal still face: A comparison between term and preterm infants in Taiwan. Infant Behavior & Development, 31(2), 194-206. doi:10.1016/j.infbeh.2007.10.008
Jean, A. D. L., & Stack, D. M. (2012). Full-term and very-low-birth-weight preterm infants’ self-regulation behaviors during a still-face interaction: Influences of maternal touch. Infant Behavior & Development, 35(4), 779-791. doi:10.1016/j.infbeh.2012.07.023
Korja, R., Latva, R., & Lehtonen, L. (2012). The effects of preterm birth on mother-infant interaction and attachment during the infant’s first two years. Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica, 91(2), 164-173. doi:10.1111/j.1600-0412.2011.01304.x
Mesman, J., van IJzendoorn, M. H., & Bakermans-Kranenburg, M. J. (2009). The many faces of the still-face paradigm: A review and meta-analysis. Developmental Review, 29(2), 120-162. doi:10.1016/j.dr.2009.02.001
Montirosso, R., Borgatti, R., Trojan, S., Zanini, R., & Tronick, E. (2010). A comparison of dyadic interactions and coping with still-face in healthy pre-term and full-term infants. British Journal of Developmental Psychology, 28(Pt. 2), 347-368. doi:10.1348/026151009X416429
Nunes, L. L., Aquino, F. S. B., & Salomão, N. M. R. (2018). Concepções parentais sobre intencionalidade comunicativa em bebês aos 3 e 6 meses [Parental conceptions of communicative intentionality in infants at 3 and 6 months]. Psico-USF, 23(1), 71-82. doi:10.1590/1413-82712018230107
Organización Mundial de la Salud. (2018). Nacimientos prematuros [Preterm birth]. Retrieved from http://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/preterm-birth
Provenzi, L., Fumagalli, M., Bernasconi, F., Sirgiovanni, I., Morandi, F., Borgatti, R., & Montirosso, R. (2017). Very preterm and full-term infants’ response to socio-emotional stress: The role of postnatal maternal bonding. Infancy, 22(5), 695-712. doi:10.1111/infa.12175
Sansavini, A., Zavagli, V., Guarini, A., Savini, S., Alessandroni, R., & Faldella, G. (2015). Dyadic co-regulation, affective intensity and infants’ development at 12 months: A comparison among extremely preterm and full-term dyads. Infant Behavior & Development, 40, 29-40. doi:10.1016/j.infbeh.2015.03.005
Seixas, I., Barbosa, M., & Fuertes, M. (2017). Contributos para a auto-regulação do bebé no Paradigma Face-to-Face Still-Face [Patterns of infant self-regulation in Face-to-Face Still-Face paradigm]. Análise Psicológica, 35(4), 469-485. doi:10.14417/ap.1280
Tronick, E., Als, H., Adamson, L., Wise, S., & Brazelton, T. B. (1978). The infant’s response to entrapment between contradictory messages in face-to-face interaction. Journal of the American Academy of Child Psychiatry, 17(1), 1-13. doi:10.1016/S0002-7138(09)62273-1
Tronick, E. Z. (1989). Emotions and emotional communication in infants. American Psychologist, 44(2), 112-119. doi:10.1037/0003-066X.44.2.112
Valeri, B. O., Holsti, L., & Linhares, M. B. M. (2015). Neonatal pain and developmental outcomes in children born preterm: A systematic review. The Clinical Journal of Pain, 31(4), 355-362. doi:10.1097/AJP.0000000000000114
Yaari, M., Rotzak, N. L., Mankuta, D., Harel-Gadassi, A., Friedlader, E., Eventoy-Friedman, S., … Yirmiya, N. (2018). Preterm-infant emotion regulation during the still-face interaction. Infant Behavior & Development, 52, 56-65. doi:10.1016/j.infbeh.2018.05.008
Woodward, L. J., Lu, Z., Morris, A. R., & Healey, D. M. (2016). Preschool self regulation predicts later mental health and educational achievement in very preterm and typically developing children. The Clinical Neuropsychologist, 31(2), 404-422. doi:10.1080/13854046.2016.1251614
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.