Intervenção em Estratégias de Aprendizagem: Estudo com Universitários Ingressantes

Autores

  • Rosana Maria Mohallem Martins Centro Universitário de Itajubá
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2839

Palavras-chave:

aprendizagem, autorregulação da aprendizagem, psicologia educacional, ensino superior

Resumo

Programas de intervenção psicoeducacional no ensino superior podem contribuir para o sucesso acadêmico. Esta pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos de um programa para o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem em universitários. O delineamento usado foi quase-experimental, com pré-teste, intervenção e três pós-testes. Participaram da pesquisa 83 estudantes, sendo 59 do Grupo Controle e 24 do Grupo Experimental. Foi utilizada no pré e pós-testes a Escala de Estratégias de Aprendizagem para Universitários (EEA-U). Os resultados nos pós-testes revelaram diferenças qualitativas, mas não quantitativas. Os dados permitiram refletir sobre o impacto do ingresso no ensino superior e confirmar a necessidade de se ensinar estratégias de aprendizagem autorreguladas, desde o primeiro ano da graduação. A falta de conhecimentos prévios, as altas expectativas, bem como o número de sessões de intervenção foram variáveis que possivelmente interferiram nos resultados, não permitindo, do ponto de vista estatístico, o aumento significativo nos escores da escala.

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Publicado

2018-07-02

Edição

Seção

Avaliação Psicológica

Como Citar

Martins, R. M. M., & Santos, A. A. A. dos. (2018). Intervenção em Estratégias de Aprendizagem: Estudo com Universitários Ingressantes. Paidéia (Ribeirão Preto), 28, e2839. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2839