Call for Papers Dossiê 46 | Comunicação Organizacional no Brasil: estado do campo, panorama e perspectivas de estudo (setembro - dezembro 2024)
Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas é uma publicação do Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo da ECA-USP - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Está vinculada ao PPGCOM - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e ao Gestcorp - Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e em Relações Públicas. É um periódico científico que traduz as necessidades e demandas sociais e, ao mesmo tempo, faz a difusão de grandes temas das áreas de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional, tornando acessíveis as mais recentes pesquisas produzidas na universidade. Em cada edição, ela publica um dossiê temático, reproduzindo artigos, depoimentos, resenhas, entrevistas e pesquisas de especialistas conceituados nacional e internacionalmente, com o propósito de democratizar a produção científica que vem sendo desenvolvida nos centros de pesquisa e pós-graduação das ciências da comunicação. Disponível no site https://www.revistas.usp.br/organicom/index.
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APRESENTAÇÃO
O campo da comunicação organizacional se desenvolve na interface de outras áreas de estudo como a Psicologia, Sociologia, Linguística e Administração. Muitos conceitos foram importados (ou emprestados) de outros campos disciplinares e contribuíram à sua consolidação teórica, como, por exemplo, a influência dos estudos organizacionais e da Teoria das Organizações, na formação da Comunicação organizacional.
Assim, emergem a partir dos anos de 1950 importantes investigações a respeito dessa temática, que destacam-se, historicamente, pelo interesse em identificar e classificar as práticas relacionadas à comunicação, no âmbito das organizações, assim como, em mapear os estudos que dariam início ao chamado campo científico da Comunicação organizacional, dentre os quais ressalta-se o grande volume de publicações originadas nos Estados Unidos.
Se por um lado a comunicação organizacional fora enriquecida, ou nutrida pelos estudos já consolidados desenvolvidos por outras áreas, por outra lado, a incorporação destes sem a devida adaptação ou reflexão crítica trouxe consigo uma concepção disforme e, por vezes, operacional (periférica) da comunicação, focada na eficiência organizacional.
Observa-se, no cenário brasileiro, uma diversidade de perspectivas teóricas, ou paradigmas que fundamentam as investigações em comunicação organizacional e que transitam entre as vertentes clássicas: funcionalistas, interpretativas, críticas, pós-modernas, feministas. Mas, para além dos enfoques clássicos, a pesquisa brasileira também se destaca pelo desenvolvimento de abordagens teórico-metodológicas originais, tal como a Comunicação Organizacional Integrada, a introdução de correntes outras, como o Paradigma da Complexidade nos estudos da Comunicação Organizacional, a perspectiva dialógica da Comunicação Organizacional, a perspectiva sistêmica e a Teoria da Co-orientação.
Nesse sentido, convidamos pesquisadoras e pesquisadores, que se dedicam à temática da Comunicação organizacional, a submeterem suas propostas ao presente Dossiê Temático. Entre os enfoques almejados – mas, não exclusivamente – esperam-se contribuições que versem sobre:
-Comunicação organizacional sob a ótica brasileira: perspectivas, teorias e metodologias emergentes;
-Investigação em Comunicação Organizacional no Brasil: abordagens teóricas e aplicadas;
-Teorias, metodologias e paradigmas empregados nas pesquisas em Comunicação organizacional no Brasil;
-Contribuições e influências das perspectivas brasileiras aos estudos globais em Comunicação Organizacional;
-Propostas com foco em pesquisas e pesquisadores/as pioneiros/as em Comunicação Organizacional no Brasil e sua importância ao campo da Comunicação Organizacional;
-Interfaces entre Relações Públicas e Comunicação Organizacional nas pesquisas, na atuação profissional e na formação acadêmica no Brasil;
REFERÊNCIAS
BALDISSERA, Rudimar. Imagem-conceito: anterior à comunicação, um lugar de significação. Porto Alegre: 2004, Tese (doutorado) – Faculdade de Comunicação Social, PUCRS, 2004.
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KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação organizacional: aportes teóricos e metodológicos. SALGUEIRO, A.; OLIVEIRA, I. L.; LIMA, F. P. (Org.) Comunicação organizacional: Vertentes conceituais e metodológicas. Belo Horizonte: PPGCOM- UFMG, 2017, p. 41-62.
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OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. Dimensão estratégica da comunicação no contexto organizacional contemporâneo: um paradigma de interação comunicacional dialógica. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
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SANTOS, Larissa C. A evolução da comunicação organizacional a partir de publicações históricas. Revista Alterjor, v.27, n.2, 2023 (no prelo).
SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade (Org.). O diálogo possível: comunicação organizacional e paradigma da complexidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
ORIENTAÇÕES PARA AUTORAS E AUTORES
Data limite para envio de artigos: 12/08/2024
Os textos devem seguir as normas da revista, que estão disponíveis em: https://www.revistas.usp.br/organicom/about/submissions
COORDENADORAS DO DOSSIÊ
Margarida Maria Krohling Kunsch - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo
Contato: mkkunsch@usp.br
Larissa Conceição dos Santos - Universidade Federal do Pampa
Contato: larissa.conceicaos@gmail.com