CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS - edição 39 - Dossiê: Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações
ORGANICOM
Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas
Ano de 2022 – número 39 (maio a agosto de 2022)
Data limite para envio dos artigos: 25/04/2022
Tema do dossiê: Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações
Convocatória
Call for papers
Na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável em 2015 foi aprovada a Agenda 2030, um documento firmado entre os 193 países membros da ONU para a implementação de uma agenda de sustentabilidade global, representada pela proposição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A Agenda tem por base os ODS que estão estruturados em três dimensões: o social, o econômico e o ambiental, e organizados em 17 grupos, abrangendo no total 169 metas (ONU, 2015), tendo como temas centrais: pobreza; fome; saúde; educação; empoderamento feminino; água e saneamento; energia; trabalho; indústria e inovação; desigualdade econômica; cidades; produção e consumo; mudança climática; mares e oceanos; terra; paz e justiça; e parceria global[1].
O setor da Comunicação e as Organizações têm um papel fundamental a contribuir para o alcance dos objetivos da Agenda Global 2030. Para que seja possível promover efetivamente o desenvolvimento sustentável de forma integral é imprescindível que as organizações (como agentes estratégicos de transformação nos territórios) pautem suas ações por princípios e políticas institucionais de governança, que permitam o monitoramento de seu impacto nas mais diversas sociedades em que se encontram. Para isso, necessitam compreender o instrumento metodológico que a Agenda 2030 oferece ao dimensionar metas e indicadores que permitam acompanhar e avaliar a qualidade de suas ações. Do mesmo modo, o setor da comunicação também deve contribuir para a difusão de conhecimento e de práticas educativas, além do fomento à convergência midiática da era digital para sensibilizar e visibilizar pautas, que gerem a mobilização política, econômica e cultural necessária para o avanço dos ODS, conforme estabelece a iniciativa Pacto Global de Mídia da ONU.
Já o papel do Pacto Global da ONU[2] é engajar o setor privado mundial para que desenvolva ações que contribuam para o alcance da Agenda 2030 e para que atue de acordo com os dez Princípios Universais. Fazem parte do Pacto, empresas e redes de organizações empresariais; organizações públicas e do terceiro setor, como associações e federações, entidades da sociedade civil; além de governos, como cidades, estados, secretarias e ministérios.
Neste dossiê, a Revista Organicom busca reunir estudos teóricos, aplicados e empíricos que incentivem diferentes abordagens sobre esta temática com ênfase no papel estratégico da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas no contexto das instituições públicas e privadas, universidades e organizações em geral, assim como empresas em particular, sobre as políticas e iniciativas que vêm sendo implementadas com vistas à consecução dos ODS. Nesse sentido serão aceitos artigos que contemplem os seguintes subtemas:
Tópicos temáticos:
- Comunicação, Organizações e a Cultura dos ODS.
- Comunicação, Organizações e os processos de significação dos ODS nas audiências.
- Impacto econômico, social e comunicacional dos ODS em organizações.
- O papel da comunicação para a difusão da Agenda 2030 da ONU.
- A comunicação para o engajamento de organizações privadas, públicas ou do terceiro setor com o Pacto Global da Agenda 2030.
- A comunicação da Agenda 2030 como plataforma de governança global.
- Processos comunicacionais para a implementação e territorialização dos ODS em distintas regiões, localidades ou países.
- O papel das universidades e demais instituições de ensino superior (IES) para o avanço da Agenda 2030[3].
- A comunicação de programas, iniciativas da sociedade civil e políticas públicas articuladas com a Agenda 2030 (Cidades Sustentáveis, Cidades Mil, GT da Sociedade Civil para a Agenda 2030, Estratégia ODS, Selo IES ODS, entre outras iniciativas).
- Metodologias e indicadores para análise de estratégias de implementação dos ODS em organizações.
..........................................................................................................................................
Coordenadores/ Editores convidados:
Emma Torres-Romay (Universidad de Vigo-Galicia-Espanha)
Raúl Herrera Echenique (Foro Iberoamericano sobre Estrategias de Comunicación)
Raquel Cabral (Universidade Estadual Paulista- UNESP-Bauru-Brasil)
[1] Disponível em: <http://nacoesunidas.org/ pos2015/agenda2030/>. 2015.
[2] Pacto Global da ONU. Disponível em: https://www.pactoglobal.org.br/
[3] Sugestão de leitura do guia técnico sobre a implementação dos ODS nas dimensões do ensino, pesquisa e extensão em universidades e demais instituições de ensino. GUIA AGENDA 2030: INTEGRANDO ODS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. Disponível em: www.guiaagenda2030.org