Analysis of the exposure of presidential candidates in the second round of 2018 elections on Twitter
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.188342Keywords:
2018 elections, Second round, Fernando Haddad, Jair Bolsonaro, TwitterAbstract
The article seeks to analyze the exposition of candidates Jair Bolsonaro and Fernando Haddad on Twitter during the second round of Brazilian presidential elections of 2018. To this end, by content analysis of posts in their official profiles, the recurrent themes, the interaction generated (likes, retweets, and comments), and the posts layouts were verified. The analysis confirmed the hypothesis that the posts of both candidates in Twitter have common characteristics between them, that critics to the opponent generates more interactions than purposes/political agenda, and that candidates use more social media to self-promote than to expose their plans.
Downloads
References
Art of the lie. (2016, 15 de setembro). The Economist. https://econ.st/3KulxLF
Ayer, F. (2018, 16 de setembro). Bolsonaro critica Lula e Haddad no primeiro pronunciamento depois de facada. Estado de Minas. https://bit.ly/3kq8wYI
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo (L. A. Reto & A. Pinheiro, Trads.). 70; Almedina Brasil. (Trabalho original publicado em 1977).
Bolsonaro diz que facada que recebeu foi ‘atentado político’. (2018, 24 de setembro). Folha de S.Paulo. https://bit.ly/3MFzU0Z
Bucci, E. (2016). Televisão brasileira e ditadura militar: Tudo a ver com o que está aí até hoje. Rumores, 10(20), 172-193. https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.117685
Fake news: TSE lança página para esclarecer eleitores. (2018, 11 de outubro). TSE. https://bit.ly/3OK7l4q
Farias, L. A. (2019). Opiniões voláteis: Opinião pública e construção de sentido. Metodista.
Favaro, C. (2018, 19 de outubro). Aumenta ação de robôs pró-Bolsonaro no Twitter. O Estado de S.Paulo. https://bit.ly/3OXQUlh
Gelfert, A. (2018). Fake news: A definition. Informal Logic, 38(1), 84-117.
Jorge Filho, J. I. P. (2019). Debates sobre a regulação de fake news nas eleições brasileiras de 2018: Polarização ideológica e crise de credibilidade do jornalismo [Apresentação de trabalho]. XVII Congresso de Ciências da Comunicação, Belém, Pará, Brasil.
Lei nº 1.164, de 24 de julho de 1950. (1950, 24 de julho). Institui o Código Eleitoral. Presidência da República. https://bit.ly/3y3aGWu
Lei nº 4.115, de 22 de agosto de 1962. (1962, 22 de agosto). Introduz alterações na Lei nº 4.109, de 27 de julho de 1962, e dá outras providências. https://bit.ly/38DKSpa
Macedo, I. (2018, 26 de outubro). Das 123 fake news encontradas por agências de checagem, 104 beneficiaram Bolsonaro. Congresso em Foco. https://bit.ly/3EXBTeq
Recuero, R. (2009). Redes sociais na internet. Meridional.
Srnicek, N. (2018). Capitalismo de plataformas. In N. Srnicek, Capitalismo de plataformas (pp. 39-86). Caja Negra.
TSE aprova resolução sobre plano de mídia do horário eleitoral gratuito para candidatos à Presidência da República. (2018, 29 de agosto). TSE. https://bit.ly/3kt5WkR
Veiga, L. (2002). Em busca das razões para o voto: O uso que o eleitor faz da propaganda política. Contracampo, (7), 183-208. https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i07.482
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Jéssica Vieira Torres, Luis Alberto de Farias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.