Semiótica dos afetos nos rituais de consumo: sensações, sentimentos e emoções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i3p329-346

Palavras-chave:

Semiótica dos afetos, rituais de consumo, sensações, sentimentos, emoções

Resumo

O texto apresenta os resultados de pesquisa teórica sobre as conexões conceituais entre sensações, sentimentos e emoções, em uma perspectiva semiótica peirciana, fundada nas categorias universais da experiência Primeiridade, Secundidade e Terceiridade, em articulação com a antropologia dos afetos, sendo o principal expoente Le Breton e a psicanálise. A partir do entendimento do consumo como ritual e nas suas articulações com identidade, cidadania  e como ato de amor, compreendemos sua capacidade de produzir estímulos sensíveis, promover sentimentos aprazíveis e gerar emoções promotoras de satisfação imediata alimentada pela publicidade, linguagem privilegiada do consumo e das marcas.

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Biografia do Autor

  • Clotilde Perez, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Professora titular de Semiótica da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Presidente da Federación Latino-americana de Semiótica (FELS). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCom) da ECA-USP.

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Publicado

2024-12-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Perez, C. (2024). Semiótica dos afetos nos rituais de consumo: sensações, sentimentos e emoções. MATRIZes, 18(3), 329-346. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i3p329-346