Como ser cidadão: política, globalização e algoritmos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i2p327-332Palavras-chave:
Cidadania, Política, AlgoritmosResumo
Este trabalho trata-se de uma resenha crítica do livro Ciudadanos reemplazados por algoritmos, escrito por Néstor García Canclini, em 2019. Na obra, o autor discute, em forma de ensaio, como ser cidadão no capitalismo global e eletrônico, em um contexto no qual se reorganizam conceitos, antes seguros, de cidadania, política e globalização. Quando os sistemas tradicionais de fazer política parecem falhar, o autor busca compreensão, respostas e saídas nas novas formas de participação e reinvindicação, nos jovens e nas culturas do hackeamento, atentando para a perigosa combinação da opacidade dos algoritmos e da transparência dos nossos dados.
Downloads
Referências
García Canclini, N. (1997). Consumidores e cidadãos: Conflitos multiculturais da globalização. Editora UFRJ.
García Canclini, N. (2000). Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade (3ª ed.). Edusp.
García Canclini, N. (2019). Ciudadanos reemplazados por algoritmos. Calas.
Montes, R. (2019a, 21 de outubro). Piñera reage a protestos no Chile: Estamos em guerra. El País. https://bit.ly/2Zp6VIx
Montes, R. (2019b, 26 de outubro). Mais de um milhão de pessoas protesta no Chile na maior marcha pós-Pinochet. El País. https://bit.ly/2Zltqy2
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.