Esmiuçando os arquivos de processos de quatro designers editoriais: generalizações e particularidades na criação de projetos de livro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i53p%25p

Palavras-chave:

Arquivos de processo, Crítica de processos, Design editorial, Projeto gráfico

Resumo

Neste artigo, parte de uma pesquisa mais ampla, voltamo-nos aos registros de processo de criação de projetos gráficos de livros científicos, cujo propósito é facilitar a apreensão da informação estudada, explorando os processos de quatro designers editoriais: Ana Bahia, Elza Silveira, Leticia Quintilhano e Luciana Facchini. A partir da coleta e tratamento de 942 arquivos de processo, bem como cerca de quatro horas de entrevista, tecemos pontos de convergência e tensão nos seus processos. Desenvolvemos ainda uma análise da obra O verdadeiro criador de tudo, projeto de Facchini, de modo a demonstrar como um briefing pode ser interpretado em propostas visuais diferentes e como estas podem mudar a partir do contato com uma editora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Monteiro Gonçalves, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Mestre em Design (Escola de Design – UEMG) e bacharela em Design Gráfico (2018) pela mesma instituição. Cursando a especialização em Ciências humanas: sociologia, história e filosofia na PUC/RS.

  • Sérgio Antônio Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Professor e pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais PPGD/UEMG. Graduado em Letras, com mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG. Pós-doutorado em História da Cultura pela Universidade Nova de Lisboa.

Referências

ALVIM, Fabiane Cristina. Recalque: um percurso pela obra freudiana. ÚNICA Cadernos Acadêmicos, v. 3, n. 1, 2019.

BELCHER, Wendy. Cómo escribir un artículo académico en 12 semanas: guía para publicar com éxito. México: Flacso México, 2010.

BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. 4. ed. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

COUTINHO, Samara. ‘Um mercado complexo’: a comercialização de livros nas grandes redes de livrarias e nas pequenas iniciativas independentes. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 42., 2019, Belém. Anais. Belém: Intercom, 2019. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-0705-1.pdf. Acesso em: 14 out. 2022.

GONÇALVES, Amanda. Registros, rasuras e repertórios: as marcas de um processo editorial Dissertação (Mestrado em Design) – Escola de Design, Universidade do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 187. 2023.

GONÇALVES, Amanda; SILVA, Sérgio. As singularidades das categorias de livros na significação da obra e na criação do designer editorial: o caso dos livros científicos, técnicos e profissionais (CTP). In: Encontro Internacional da Rede Latino-americana de Cultura Gráfica, 1, 2024, Belo Horizonte. Anais do I Encontro Internacional da Rede Latino-americana de Cultura Gráfica e III Rastro de Leitores [recurso eletrônico]: seminário internacional da edição e do livro/ Belo Horizonte: CEFET-MG, 2024. p. 69 - 88. Disponível em: https://redculturagrafica.org/2024/09/12/anais-do-i-encontro-da-rede-latino-americana-de-cultura-grafica/. Acesso em: 10 out. 2024.

HASLAM, Andrew. O livro e o designer II: como criar e produzir livros. São Paulo: Edições Rosari, 2007.

KOUNIOS, John; BEEMAN, Mark. The cognitive neuroscience of insight. Annual Review of Psychology, 65(1):71–93, 2014. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/pdf/10.1146/annurev-psych-010213-115154. Acesso em: 18 out. 2023.

MUNIZ JR., José de Souza Muniz. Girafas e bonsais: editores “independentes” na Argentina e no Brasil (1991-2015). Tese (Doutorado em Sociologia) - USP, São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-28112016-103559/pt-br.php. Acesso em: 18 nov. 2024.

SANTAELLA, Lucia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

SANTAELLA, Lucia. O livro como prótese reflexiva. Matrizes, v. 13, n. 3, p. 21-35, 2019.

SALLES, Cecília Almeida. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3. ed. revista. São Paulo: EDUC, 2008.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 5. ed. revista e ampliada. São Paulo: Intermeios, 2011.

SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. 2. ed. São Paulo: Editora Horizonte, 2016.

SUY, Ana. A gente mira no amor e acerta na solidão. São Paulo: Paidós, 2022.

Entrevistas

BAHIA, Ana. Ana Bahia: depoimento [mar 2023]. Entrevistadora: Amanda Monteiro Gonçalves. Entrevista concedida à Autora em razão de dissertação de mestrado.

FACCHINI, Luciana. Luciana Facchini: depoimento [mar 2023]. Entrevistadora: Amanda Monteiro Gonçalves. Entrevista concedida à Autora em razão de dissertação de mestrado.

SILVEIRA, Elza. Elza Silveira: depoimento [mar 2023]. Entrevistadora: Amanda Monteiro Gonçalves. Entrevista concedida à Autora em razão de dissertação de mestrado.

QUINTILHANO, Leticia. Leticia Quintilhano: depoimento [mar 2023]. Entrevistadora: Amanda Monteiro Gonçalves. Entrevista concedida à Autora em razão de dissertação de mestrado.

Downloads

Publicado

2024-11-29

Como Citar

Gonçalves, A. M., & Silva, S. A. . (2024). Esmiuçando os arquivos de processos de quatro designers editoriais: generalizações e particularidades na criação de projetos de livro. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 53, 191-207. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i53p%p