Leituras, anotações, marcações: o “canteiro de obras” de Giorgio Caproni

Autores

  • Patricia Peterle Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i31p83-89

Palavras-chave:

Giorgio Caproni, arquivo, poesia

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre alguns resíduos e vestígios encontrados no arquivo do acervo da biblioteca pessoal do poeta italiano Giorgio Caproni (1912-1990), conservado na Biblioteca Guglielmo Marconi, em Roma. Todo e qualquer arquivo provoca no pesquisador indagações, instiga-o a olhar para os restos, para as margens. Nesse sentido, os rastros das leituras feitas por Caproni apontam para um exercício paralelo à sua própria poética. 

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Biografia do Autor

  • Patricia Peterle, Universidade Federal de Santa Catarina

    É professora de Literatura Italiana do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do CNPq. Carioca, graduada em Letras pela PUC-Rio, cursou o Mestrado e o Doutorado em Estudos Literários Neolatinos na UFRJ. Pós-Doutorado em História pela UNESP e em Poesia Italiana pela Università degli Studi di Genova. Trabalha principalmente com Literatura Italiana moderna e contemporânea, Poesia, Categorias do contemporâneo, Biopolítica, Políticas do (in)comum, arqueologia. Pela 7Letras já publicou alguns volumes entre os quais Fluxos Literários: ética e estética [2013], Coleções literárias [2014] e no limite da palavra: percursos pela poesia italiana. Co-organizou com Lucia Wataghin O homem e os animais: contemporaneidades em Umberto Saba [EDUFSC, 2014] e traduziu para o português textos de Giovanni Pascoli, Ippolito Nievo, Giorgio Agamben, Enrico Testa.

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Publicado

2016-12-27

Como Citar

Peterle, P. (2016). Leituras, anotações, marcações: o “canteiro de obras” de Giorgio Caproni. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 31, 83-89. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i31p83-89