Os contos infantis como literatura, na formação humana e na educação: alguns aspectos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.2012.97575Palavras-chave:
Educação, Literatura, Contos infantis, Formação humanaResumo
As reflexões tecidas neste texto decorreram de inúmeros questionamentos acerca da necessidade de se considerar a importância dos contos infantis como literatura, na formação humana e na educação. Nesse sentido, abordam-se, num primeiro momento, aspectos históricos da origem e trajetória dos contos infantis. Após isso abordam-se, ainda que brevemente, alguns fundamentos discutidos entre Habermas e Mead sobre a construção da intersubjetividade humana que pode ser propiciada pelos contos infantis e a conquista da individuação e socialização. Por fim, são abordados aspectos a partir dos quais se espera contribuir para as reflexões sobre educação, centralmente sobre a educação de crianças em processo de escolarização.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-04-28
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Penitente, L. A. de A., & Castro, R. M. de. (2012). Os contos infantis como literatura, na formação humana e na educação: alguns aspectos. Língua E Literatura, 30, 195-217. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.2012.97575