Os temas geradores e a educação indígena diferenciada à luz dos conceitos de cronotopo, de etnicidade e de semiosfera

Autores

  • Maria Sílvia Cintra Martins Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.2012.97528

Palavras-chave:

Temas Geradores, Letramento, Etnicidade

Resumo

Neste trabalho, retomo a proposta do educador brasileiro Paulo Freire, concernente aos temas geradores, com vistas a contribuir para uma reflexão sobre a educação indígena diferenciada. Trago-a para o âmbito das reflexões contemporâneas sobre os Estudos do Letramento, assim como para o das concepções bakhtinianas de gênero do discurso e de cronotopo. Também a aproximo dos conceitos de etnicidade e de semiosfera, de forma a melhor vislumbrar as eventuais lacunas que nos cabe superar dentro dos novos desafios presentes hoje nas áreas da Linguística Aplicada e da Educação.

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Publicado

2012-04-28

Como Citar

Martins, M. S. C. (2012). Os temas geradores e a educação indígena diferenciada à luz dos conceitos de cronotopo, de etnicidade e de semiosfera. Língua E Literatura, 30, 69-92. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.2012.97528