Percusos de Don Juan nas Américas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.2003.105467Palavras-chave:
Americanidade - Estudos Culturais - Relações Literárias Interamericanas - Estudos Comparativos.Resumo
Esse trabalho analisa o mito de Don Juan em duas obras das Américas (Le Don Juan chrétien - 1966, do autor quebequense Jacques Ferron, e Don Juan acorrentado -1999, da autora brasileira Wanda Fabian) a partir da análise de Jean Rousset (O mito de Don Juan - 1981), que estuda o mito através de três pontos fundamentais: o ser inconstante, o grupo feminino e a figura do morto. Inicialmente apresenta-se o percurso histórico do mito de Don Juan na literatura escrita da Europa, observando as suas características. Em um segundo momento, desenvolve-se a análise de Jean Rousset e em seguida, estuda-se a migração do mito para o imaginário americano, no Quebec, com a obra de Jacques Ferron e no Brasil, com a obra de Wanda Fabian, tratando-o através dos três pontos fundamentais levantados por Jean Rousset. Por fim, busca-se observar as transformações do mito de Don Juan ao encontrar-se em um novo contexto social e literário, ao migrar para um novo imaginário cultural. Busca-se ainda estudar quais características do mito inicial serão mantidas nessas recorrências americanas e quais o ressemantizarão.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2003-10-15
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Pereira, A. C. (2003). Percusos de Don Juan nas Américas. Língua E Literatura, 27, 245-270. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.2003.105467