Arquivos - Página 3

  • n. 4 (2000)

    Este número consagra-se à retórica e à poética greco-latina. Na seção de artigos, estudam-se, de um lado, retores e oradores gregos que viveram entre o séc. V a.C. e o séc. I a.C. (Górgias, Isócrates, Retórica a Alexandre, Demóstenes, Aristóteles, Dionísio de Halicarnasso) e, de outro, casos de retórica e poética latina que vigoraram entre o séc. I a.C. e o séc. I d.C. (Retórica a Herênio, Cícero, Horácio, Ovídio, Cássio Severo, Albúcio Silão, Pórcio Latrão). Há também estudo sobre os autores indianos que trataram retórica ou poética a partir do séc. VII d.C. e estudos sobre a retórica praticada na Europa nos tempos modernos, quer nas contendas teológicas do séc. XVI, quer na corte das monarquias absolutistas do séc. XVII. Na seção de traduções, apresenta-se no vernáculo um passo do De optimo genere oratorum, em que Cícero confronta os gêneros de poetas e os de oradores, e três passos dos Amores, em que Ovídio opõe o gênero elegíaco ora ao épico ora ao trágico.
  • n. 3 (1999)

    Este número dedica-se ao filósofo e escritor Sêneca. Na seção de artigos, há ensaios que estudam os textos de Sêneca (consolações, diálogos, epístolas, sátira, tragédias) e ensaios que estudam o contexto filosófico e político em que viveu Sêneca. Na seção de traduções, apresentam-se passos do diálogo Sobre a providência e da tragédia Fedra e traduções integrais da "Epístola 1" e "Epístola 41 ".
  • n. 2 (1998)

    Este número norteia-se pela figura de Platão. Na seção de artigos, há ensaios que estudam a relação entre o Filósofo e outros autores (Hesíodo, Parmênides, Crátilo, Protágoras, Lucrécio, Gregório de Nissa, Nietzsche), há ensaios que se concentram num e noutro diálogo (Fedro, Timeu, República, Leis), há ensaios que elegem um e outro tema esparso pela obra de Platão (relações entre alma e corpo; matemática e harmonia; poesia e palavra). Assim também, na seção de traduções, apresentam-se passos de Fédon e de Íon.
  • n. 1 (1997)

    Neste número, apresentam-se artigos que se voltam especificamente para a produção dramática grega e latina ao lado de outros trabalhos que focalizam a herança literária deixada por tais textos e o aproveitamento de temas antigos no teatro moderno; também nessa linha, traduções de tragédias e comédias clássicas.
21-24 de 24