“Thus changed, I return…”: The Programmatic Prologue of the First Surviving Opera Euridice (1600) by Ottavio Rinuccini and Jacopo Peri. Euripidean, Senecan Poetics and Music as Representation
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i16p61-83Palavras-chave:
Ottavio Rinuccini, Jacopo Peri, Euridice, prologue, Euripides, SenecaResumo
Não desconsiderando a influência da prática teatral renascentista, especialmente da “tragi-comedia pastorale”, no nascimento e desenvolvimento da ópera, meu argumento é que Rinuccini tinha em mente o renascimento da tragédia antiga no Prólogo de Eurídice (1600), a primeira ópera que conhecemos, ciente de que sua produção não consistiu numa reconstrução historicamente acurada da antiga tragédia grega. Vemos no Prólogo que, de um lado, La Tragedia mantém em seu repertório olhares, lágrimas, lamentos de um ponto de vista puramente humano, desejando despertar no coração emoções mais prazerosas; de outro, ela propõe uma catarse por meio de um final feliz para a história. Eu não estou convencido de que, no Prólogo, nosso poeta rejeita o efeito catártico das tragédias gregas, nem que sua obra se coloque em oposição aos preceitos aristotélicos para a tragédia, como pensam muitos musicologistas e historiadores da música. Penso que, em um Prólogo que é na verdade uma recusatio, Rinuccini quer que sua Tragédia lance luzes sobre a natureza do prazer que a audiência obtém da experiência da tragédia. A ênfase de La Tragedia sobre o puramente afetivo tem a ver com certas características da dramaturgia de Eurípides, mais do que com a tragédia de Sêneca, que se tornou a força principal na moldura da tragédia renascentista.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-11-25
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Tsomis, G. P. (2012). “Thus changed, I return…”: The Programmatic Prologue of the First Surviving Opera Euridice (1600) by Ottavio Rinuccini and Jacopo Peri. Euripidean, Senecan Poetics and Music as Representation. Letras Clássicas, 16, 61-83. https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i16p61-83