História da Ciência e Interdisciplinaridade: alguns exemplos
DOI:
https://doi.org/10.11606/khronos.v0i5.143818Palavras-chave:
narrativa histórica, divulgação cientifica, autoconsistência, aprendizado ativo.Resumo
Um curso de Iniciação ao Pensamento Científico, estruturado e ministrado na Universidade Aberta à Terceira Idade da USP deu origem a esta visão de uma História da Ciência na perspectiva de seu desenvolvimento no Ocidente, com finalidade de Divulgação Científica para público leigo e também como texto didático. São apresentados tópicos que introduzem as bases conceituais e a interdisciplinaridade existente nas Ciências Exatas, focalizando a autoconsistência no conteúdo do conhecimento, utilizando narrativas históricas, sem excessos de formalismo acadêmico. São discutidas as diferenças entre Conhecimento e Ciência, a evolução dos conceitos de Mecânica e Astronomia, da antiguidade até Newton, e da Matemática até o século 17. Em seguida é discutida a união da Física com a Química, na virada do século 19 para o século 20, definindo as Ciências Exatas. Comentários sobre Metodologia Científica e Interdisciplinaridade nas Ciências da Natureza fecham o texto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution na modalidade "Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional" (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Qualquer dúvida ou reclamação sobre direitos autorais devem ser direcionadas ao Conselho Editorial o qual apreciará e se manifestará conforme as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE).