O fenômeno da dor e entorpecimento causado pelos torpedos: história da ciência na Educação de Jovens e Adultos.
DOI:
https://doi.org/10.11606/khronos.v0i4.133661Palavras-chave:
história da ciência, ensino de ciências, educacnao de jovens e adultos, sequência didáticaResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar e comentar uma intervenção pedagógica desenvolvida em sala de aula de ciências na etapa inicial do segmento Fundamental II do Ensino Básico na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do município de São Paulo, Brasil. A intervenção pedagógica foi parte de uma pesquisa empírica realizada a partir do planejamento, elaboração, validação, implementação e avaliação de uma sequência didática (SD) baseada numa pesquisa histórica desenvolvida com esta finalidade, isto é, sem ter sido anteriormente publicada em livros didáticos ou paradidáticos atuais. A intervenção pedagógica é apresentada neste artigo a partir da sua fundamentação teórica, seguida da metodologia de pesquisa, apresentação dos planos didáticos e do material impresso baseado em fonte primária que foi utilizado em sala de aula, a análise dos dados coletados e a conclusão dessa intervenção. Tanto esta intervenção quanto a própria pesquisa empírica revelou que a História da Ciência pode ser uma ferramenta de ensino que favorece ao mesmo tempo a compreensão de conceitos de ciências e sobre aspectos da ciência e da investigação científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution na modalidade "Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional" (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Qualquer dúvida ou reclamação sobre direitos autorais devem ser direcionadas ao Conselho Editorial o qual apreciará e se manifestará conforme as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE).