Repertory grid, laddering e análise de conteúdo: uma abordagem psicométrica para entender profissionais de tecnologia da informação

Autores

  • Pedro Jácome de Moura Junior Universidade Federal da Paraíba
  • Carlo Gabriel Porto Bellini Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.4301/S1807-17752014000100012

Resumo

Um dos principais desafios quando se lida com pessoas é delas obter informações confiáveis. A dificuldade advém do acesso àquilo que se encontra, literalmente, na mente das pessoas. As tentativas de acesso a esses conteúdos estão limitadas aos filtros cognitivos e à retórica da pessoa que está sendo analisada. Neste artigo, repertory grid é aplicada com laddering e análise de conteúdo para confrontar construtos teóricos sobre gestão de equipes-cliente de tecnologia da informação (TI) com construtos “residentes” na cognição de profissionais de TI que implantam sistemas integrados de gestão (ERP). Os resultados demonstram a efetividade dessa composição metodológica para revelar fenômenos cognitivos e entender melhor os profissionais de TI.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Repertory grid, laddering e análise de conteúdo: uma abordagem psicométrica para entender profissionais de tecnologia da informação . (2014). Journal of Information Systems and Technology Management, 11(1), 215-232. https://doi.org/10.4301/S1807-17752014000100012