Ações em Grupo Voltadas à Promoção da Saúde de Adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.61310Palavras-chave:
adolescência, grupos, promoção da saúdeResumo
Resumo
O estudo analisou artigos brasileiros sobre pesquisas nas unidades básicas de saúde, que utilizaram como metodologia atividades educativas em grupo com adolescentes, para conhecer as características principais dessas atividades nos serviços de atenção primária à saúde. Foram acessadas as bases Lilacs, Scielo e Adolec. Os artigos foram categorizados segundo os critérios: (1) artigos publicados em periódicos brasileiros sobre (2) intervenções grupais com adolescentes para a promoção de saúde (3) nas unidades básicas de saúde, (4) entre 2000-2010. Os textos foram analisados de acordo com os itens: profissionais envolvidos, características metodológicas, temas abordados nos grupos, periodicidade, número de participantes, idade, sexo, concepção de adolescência presente nos estudos e resultados apresentados pelos autores. Os resultados mostraram um maior número de ações baseadas em pesquisas epidemiológicas e no enfoque biomédico da adolescência. As ações descritas nessas publicações focavam intervenções grupais para a prevenção de comportamentos de risco em saúde sexual e reprodutiva, em detrimento da diversidade de fatores relacionados à saúde integral dos adolescentes.
Downloads
Referências
World Health Organization. Adolescent Health, 2011.[acesso em 24 jul 2011] Available at<http://www.who.int/ topics/adolescent_health/en/>.
Erikson E. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1976; p.128-136, 322p.
Aberastury A, Knobel M. Adolescência normal. 10ª edição. Porto Alegre: Artes Médicas; 1992; p.24-59, 92p.
Maheirie K, Urnau LC, Vavassori MB, Orlandi R, Baierle RE. Oficinas sobre sexualidade com adolescentes: um relato de experiência. Psicol. estud.[periódico online]. 2005 [acesso em 23 nov 2010]; 10(3):537-42. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S141373722005000300022&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1413-7372. http://dx.doi.org/10.1590/S1413 - 3722005000300022
Peres F, Rosenburg CP. Desvelando a concepção de adolescência/adolescente presente no discurso da saúde pública. SaudeSoc, [periódico online]. 1998 [acesso em 23 nov 2010]; 7(1): 53-8
Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12901998000100004&lng= en&nrm=iso>.ISSN0104-1290. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-129019980001000046. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes nacionais para atenção integral à saúde de adolescentes e jovens, na promoção, proteção e recuperação da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2010; p.43-49, 132p.
Tonelli MJF. Direitos sexuais e reprodutivos: algumas considerações para se pensar o lugar da psicologia e sua produção teórica sobre a adolescência. Psicol, Soc., [periódico online]. 2004 [acesso em 23 nov 2010]; 16(1): 151- 60. Disponível em<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822004000100013 &lng= pt&nrm=iso>.ISSN 1807-0310. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822004000100013
Traverso-Yépez MA, Pinheiro VS. Adolescência, saúde e contexto social: esclarecendo práticas. Psicol. Soc, [periódico online]. 2002, [acesso em 23 nov 2010]; 14(2): 133-47. Disponível em: <http://www.scielo.br/
scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822002000200007&lng=en&nrm=iso>.ISSN 1807-0310. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822002000200007
Murta SG. Programas de prevenção a problemas emocionais e comportamentais em crianças e adolescentes: lições de três décadas de pesquisa. Psicol. Reflex. Crit., [periódico online]. 2007; [acesso em 23 nov 2010]; 20(1):1-8. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100002&lng= pt&nrm=iso>.ISSN 0102-7972. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000100002
Santos KL, Quintanilha BC, Dalbello-Araújo M. A atuação do psicólogo na promoção de saúde. Psicol. teor.prat, [periódico online]. 2010; [acesso em 23 nov 2010]; 12(1): 181-96. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S1516-36872010000100015&lng= pt&nrm= iso>. ISSN 1516-3687.
Oliveira CB, Frechiane JM, Silva FM, Maciel ELN. As ações de educação em saúde para crianças e adolescentes nas unidades básicas da região de Maruípe no município de Vitória. Ciênc., saúde coletiva, [periódico online]. 2009; [acesso em 23 nov 2010]; 14(2): 635-44. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232009000200032&lng= pt&nrm=iso>. ISSN 1413-8123. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000200032
Silva MP, Murta SG. Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF). Psicol. Reflex. Crit., [periódico online]. 2009; [acesso em 23 nov 2010] ; 22(1): 136-43. Disponível em :<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100018&lng=pt&nrm=iso>.ISSN 0102-7972. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100018
Déa, HRFD, Santos, EN, Itakura, E, Olic TB. A inserção do psicólogo no trabalho de prevenção ao abuso de álcool e outras drogas. Psicol. cienc. prof.,[periódico online]. 2004 [acesso em 23 nov 2010]; 24(1): 108-115. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932004000100012&lng= pt&nrm=iso>.ISSN 1414-9893.
Andrade EA, Bógus CM. Políticas públicas dirigidas à juventude e promoção da saúde: como a proposta de auxiliares da juventude foi traduzida em prática. Interface – Comunic., Saude , Educ., [periódico online]. 2010; [acesso em 23 nov 2010]; 14(35): 853-66. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1 414-32832010000400011&lng=en&nrm=isoEpub Oct 01, 2010. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010005000033
Santos KF, Bógus CM. A percepção de educadores sobre a escola promotora de saúde: um estudo de caso. Rev. Bras. Crescimento Desenvolv. Hum., [periodic online]. 2007; [acesso em 23 nov 2010]; 17(3): 123-33. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822007000300013&lng= pt&nrm=iso>. ISSN 0104-1282.
Sícoli J, Nascimento PR. Promoção de saúde: concepções, princípios e operacionalização. Interface – Comunic., Saude, Educ., [periódico online]. 2003; [acesso em 23 nov 2010]; 7(12):101-22. Disponível em:
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 32832003000100008&lng=en&nrm=iso>.ISSN1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832003000100008
Faustini DMT, Novo NF, Cury MCFS, Juliano Y. Programa de orientação desenvolvido com adolescentes em centro de saúde: conhecimentos adquiridos sobre os temas abordados por uma equipe multidisciplinar. Ciênc., saúde coletiva, [periódico online]. 2003; [acesso em 23 nov 2010]; 8(3):783-90. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S1413-81232003000300012&lng=en&nrm=iso>. ISSN1413-8123. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000300012
Jeolás LS, Ferrari RAP. Oficinas de prevenção em um serviço de saúde para adolescentes: espaço de reflexão e conhecimento compartilhado. Ciênc., saúde coletiva, [periódico online]. 2003; [acesso em 23 nov 2010]; 8(2): 611-20. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1413-81232003000200021&lng= en&nrm=iso>.ISSN 1413-8123. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000200021
Silva LAV, Oliveira RF, Franco ALS. Inserção do psicólogo em programas de atenção primária à adolescência: uma experiência em Salvador-Bahia. Psicol. Reflex. Crit., [periódico online]. 1998; [acesso em 23 nov 2010]; 11(3): 605-20. Disponível: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S0102-79721998000300017&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0102-7972. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000300017
Ferreira MA. A educação em saúde na adolescência: grupos de discussão como estratégia de pesquisa e cuidado-educação. Texto contexto – enferm., [periódico online]. 2006; [acesso em 23 nov 2010]; 15(2): 205-11. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200003&lng= en&nrm=iso>.ISSN0104-0707. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072006000200003
Souza SL, Ferriane MGC, Silva MAI, Gomes R, Souza TC. A representação do consumo de bebidas alcoólicas para adolescentes atendidos em uma Unidade de Saúde da Família. Ciênc., saúde coletiva, [periódico online]. 2010;
[acesso em 23 nov 2010]; 15(3): 733-41. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000300016&lng= en&nrm=iso>.ISSN1413-8123. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300016
Souza MM, Borges IK, Medeiros M, Teles SA, Munari DB. Programa educativo sobre sexualidade e DST: relato de experiência com grupo de adolescentes. Rev. bras. enferm., [periódico online]. 2006; [acesso em 23 nov 2010]; 60(16): 102-5. Disponível em: <http://www.sciel o.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000100020&lng=en&nrm=iso>.ISSN0034-7167. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000100020
Murta SG. Programa de habilidades de vida para adolescentes: manual para aplicação. Goiânia: Porã Cultural, 2008; p.9-13, 80p.
Bodstein K, Arruda SLS. Fantasias sexuais e edípicas em pré-adolescentes atendidos em grupo de psicoterapia lúdica. Arq. Bras. Psicol.,[periódico online]. 2006 [acesso em 23 nov 2010]; 58(1): 58-74. Disponível em:.ISSN 1809-5267.
Fonseca DC, Ozella S. As concepções de adolescência construídas por profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Interface – Comunic., Saude, Educ., [periódico online]. 2010; [acesso em 23 nov 2010]; 14(33): 411-24. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S1414-32832010000200014&lng=en&nrm=iso>. ISSN1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010000200014.
Abramo HW. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Rev. Bras. Educ. Número especial: juventude e contemporaneidade. 1997; 5-6: 25-36.
Ruzany MH. Atenção à saúde do adolescente: mudança de paradigma. em: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Org.). Saúde do adolescente: competências e habilidades Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008, p.21-5.
Dimenstein M. Los (des)caminos de la formación profesional del psicólogo en Brasil para la actuación en la salud publica. Rev Panam Salud Publica, [periódico online]. 2003; [acesso em 23 nov 2010]; 13(5): 341-45. Disponível
em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_artte xt&pid=S1020- 49892003000400014&lng=en&nrm=iso>. ISSN1020-4989. http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892003000400014.
Mendonça GMM, Abreu LDP, Silva MAM, Andrade MP. Promoção da saúde sexual de puérperas adolescentes: conhecimento e práticas. Adolescência e Saúde [periódico online].2012; [acesso em 06 fev 2013]; 9(2): 14-20.
Disponível em http://www.adolescenciaesaude.com/resumo.asp?id=311. ISSN 2177-5281.
Macedo EOS. Significações sobre adolescência e promoção entre os participantes de um grupo educativo [dissertação]. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, Universidade de Brasília; 2012.
Santos AAG, Silva RM, Machado MFAS, Vieira LJES, Catrib AMF, Jorge HMF. Sentidos atribuídos por profissionais à promoção da saúde do adolescente. Ciência & Saúde Coletiva, 2012. 17(5); 1275-84.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CODE OF CONDUCT FOR JOURNAL PUBLISHERS
Publishers who are Committee on Publication Ethics members and who support COPE membership for journal editors should:
- Follow this code, and encourage the editors they work with to follow the COPE Code of Conduct for Journal Edi- tors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf)
- Ensure the editors and journals they work with are aware of what their membership of COPE provides and en- tails
- Provide reasonable practical support to editors so that they can follow the COPE Code of Conduct for Journal Editors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf_)
Publishers should:
- Define the relationship between publisher, editor and other parties in a contract
- Respect privacy (for example, for research participants, for authors, for peer reviewers)
- Protect intellectual property and copyright
- Foster editorial independence
Publishers should work with journal editors to:
- Set journal policies appropriately and aim to meet those policies, particularly with respect to:
– Editorial independence
– Research ethics, including confidentiality, consent, and the special requirements for human and animal research
– Authorship
– Transparency and integrity (for example, conflicts of interest, research funding, reporting standards
– Peer review and the role of the editorial team beyond that of the journal editor
– Appeals and complaints
- Communicate journal policies (for example, to authors, readers, peer reviewers)
- Review journal policies periodically, particularly with respect to new recommendations from the COPE
- Code of Conduct for Editors and the COPE Best Practice Guidelines
- Maintain the integrity of the academic record
- Assist the parties (for example, institutions, grant funders, governing bodies) responsible for the investigation of suspected research and publication misconduct and, where possible, facilitate in the resolution of these cases
- Publish corrections, clarifications, and retractions
- Publish content on a timely basis