AÇÕES INTERSETORIAIS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OPINIÕES DO PROFESSOR E CONHECIMENTOS DOS ALUNOS

Autores

  • Edinalva Neves Nascimento Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Sandra Regina Gimeniz-Paschoal Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Luciana Tavares Sebastião Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Natália Paula Ferreira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.50398

Palavras-chave:

prevenção de acidentes, promoção da saúde, educação infantil, Fonoaudiologia

Resumo

As políticas públicas de saúde e de educação privilegiam a escola para atividades de prevenção dedoenças e promoção da saúde. Objetivo: este estudo descreve uma ação intersetorial de prevençãode acidentes infantis, as opiniões do professor e conhecimentos dos alunos envolvidos. Método: foirealizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil do interior paulista. Participaram 30 alunosdo Pré II, entre cinco e seis anos, e a professora, mediante Termo de Consentimento assinado. Asações ocorreram na sala de aula. Foram utilizados questionários com a professora e materiais didáticoscom as crianças, elaborados por estagiárias de Fonoaudiologia, que também conduziram as açõesna escola. Resultados: os resultados mostraram ampliação de conhecimentos sobre riscos paraacidentes infantis e formas de prevenção pelas crianças e professora. Conclusões: a atividadeeducativa foi avaliada positivamente pelos dois segmentos de participantes, sendo sugestiva paraoutras turmas e/ou escolas, com a parceria de profissionais da saúde e da educação.

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Biografia do Autor

  • Edinalva Neves Nascimento, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
    Pós- Graduanda da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
  • Sandra Regina Gimeniz-Paschoal, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
    Docente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Luciana Tavares Sebastião, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
    Docente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”
  • Natália Paula Ferreira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
    Graduanda da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

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Publicado

2013-01-23

Edição

Seção

Artigos Originais