Correlação entre o perfil neurofuncional e as habilidades sensório-motoras de crianças com paralisia cerebral

Autores

  • Fernanda Dorneles de Morais Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Joyce Cristina Freitas Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Fabiana Pavan Viana Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Departamento de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia
  • Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga Universidade Estadual de Goiás; Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.44935

Palavras-chave:

paralisia cerebral, fisioterapia, reabilitação, performace funcional, perfil psicomotor

Resumo

OBJETIVO: verificar a correlação entre o perfil neurofuncional e as habilidades sensório-motoras de crianças com paralisia cerebral. MÉTODO: a amostra foi composta por 27 crianças com paralisia cerebral. Utilizou-se a ficha de avaliação neurológica para se obter os dados do perfil neurofuncional e o Inventário Portage Operacionalizado para avaliar o desenvolvimento sensório-motor. RESULTADOS: o comprometimento funcional está relacionado com o maior grau de incapacidade, alteração do tônus e déficit das reações corporais das crianças. As reações corporais correlacionam entre si e com as alterações sensoriais. Houve também correlação entre as cinco áreas do desenvolvimento (motora, de linguagem, socialização, autocuidado e cognitiva), indicando a importância de cada uma para o desempenho geral do ser humano. CONCLUSÃO: foi verificado que o déficit nas habilidades dessas crianças está relacionado principalmente ao nível funcional, grau de incapacidade, alterações no sistema sensorial e falhas nas reações corporais. É importante identificar a correlação desses dados a fim de aperfeiçoar o tratamento e melhorar o desempenho físico funcional dessas crianças.

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Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Pesquisa Original